Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

O meu primeiro simpósio

Agora que já passou o momento da votação, aproveito para dar os parabéns ao José Louro, que será sem dúvida um excelente correspondente, assim como à Sara Simões. Aproveito também para agradecer a todos os que votaram. A pretexto disto publico aqui uma parte da minha passagem pelo Simpósio do Porto, o ano passado, em que tive o privilégio de participar como voluntário.

Foi uma experiência inesquecível. Como voluntário tinha apenas direito a usufruir de um workshop, não escolhido por mim. Fiquei muito contente quando soube que iria ser dado pelo William Cordero (que não conhecia, aliás como a muitos outros formadores, confesso), com o titulo "Pastel Sketches - A Controlled Mess". À última hora o William teve que ser substituído pelo Daniel Green. Não tinha comigo pastel seco, mas usei à laia de substituição, lápis de cera. Acima de tudo foi um prazer descobrir um outro registo possível, que me agradou bastante. 
Um agradecimento muito especial também à Rita, por me ter feito aproximar dos Urban Sketchers.








6 comentários:

ana pato disse...

Muito giros estes desenhos e parabéns também pela candidatura.

Pedro Loureiro disse...

Este último está incrível!

Teresa Ruivo disse...

Fantásticos, especialmente o último!

Anónimo disse...

Many thanks! Obrigado! (João Coutinho)

José Louro disse...

Olá João. Obrigado pelo teu fair play. Um abraço! Belos registos!!

Rita Catita disse...

Gosto muito de recrutar sketchers à deriva. Era o que mais faltava andares por aí a desenhar em cadernos, desamparado, à solta, sem eira nem beira. Conheci-te num bar em Berlim. Achei que não me deste muito crédito mas eu não sou pessoa de desistir. Adoro os teus desenhos e agradeço a tua partilha.