Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Desenhar com (XIII) Frias Martins | 43º Encontro USkP Açores


© Luis Caetano 
A sessão no Expolab com o Professor Frias Martins foi uma delícia e um exemplo de partilha para os Urbansketchers.  Falou-nos com entusiasmo do caminho que o levou à ciência, do respeito por aqueles que o apoiaram e ensinaram. Este Comendador da Ordem da Instrução Pública é um sujeito simples e um transmissor da curiosidade que lhe é inata e da paixão  pela investigação e pela malacologia... pelas coisas «muito pequenas» como as nomeia.  «Gostava que vissem o que eu vejo» e mostrou-nos todo um trabalho onde - também - se inclui  o desenho de natureza cientifica que é espantoso pelo método, pela forma... pelo conteúdo.  Perdi-me a espiolhar os caracóis, os cadernos e os vegetais com registos do Professor. Desenhei muito pouco, mas aqui fica uma nota desta ocorrência que muito me satisfez e enriqueceu.
A fotografia final está composta, mas faltam-lhe muitas pessoas, a sala estava cheia de caras novas que espero voltar a ver.

(Aguarela, lápis de cor e caneta caligráfica)                                                                                                                                  «insitu»

4 comentários:

Isa Silva disse...

Deve ter sido um encontro fantástico :-)

Alexandra Baptista disse...

Gostámos muito ISA, muito!

Paula Amaral disse...

Foi uma das melhores tardes da minha vida! Adorei! Nao desenhei nada de geito mas saí de alma cheia! Obrigada urbansketchers.

Alexandra Baptista disse...

(Folgo a saber Paula, tb gostei muito, mesmo)