Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

(a) Riscar o Património - Lisboa

O ponto de encontro foi o miradouro das Portas do Sol onde os urban sketchers foram amavelmente recebidos.
De seguida cada um era livre de desenhar o que desejasse tendo em mente o tema "Partilhar Memórias".
Fomos descendo ruelas e observando cada beco de Alfama. Havia tanto o que desenhar, tantas memórias para partilhar...
No Largo de São Rafael aquele prédio despertou a minha atenção. Aquele contraste de luz e cor, por entre ruelas apertadas, um vaso e os tapetes nas varandas, as janelas entreabertas e uma andorinha na parede a fazer lembrar a primavera eram sem dúvida um despertar de memórias...
Instalei-me a um canto e foquei-me no desenho ...
Nem dei conta do tempo ter passado até perceber que os turistas estavam ao meu lado e ao lado das minhas companheiras que também se encontravam embrenhadas nos seus desenhos. 
Aquele largo calmo transformou-se um enérgico largo de turistas que por ali passavam ou se preparavam para almoçar. O desenho é o registo anterior a este estado...




Foi certamente um dia que me ficou na memória!

2 comentários:

Rosário disse...

Tão bonito!

Sílvia Santos disse...

Obrigada Rosário.