Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 4 de setembro de 2016

Husqvarna

Esta máquina de costura foi comprada em 1959 pelo meu avô Lourenço, a um senhor de Santa Catarina chamado Silvino Miga. Foi paga em algumas prestações.
Foi nesta máquina que a minha tia Maria começou a bordar, e onde fez inclusivamente o seu próprio vestido de casamento. Foi também nesta máquina que a minha tia Bineca começou a costurar. Desde 2005 que apenas é utilizada para pequenos arranjos, apesar de estar totalmente operacional e impecável. 
Está no mesmo lugar desde esse ano de 1959, num quartinho muito pequeno da casa dos meus avós paternos, não tem mais que 5m2, também chamado de quarto da costura.


10 comentários:

Pedro Ribeiro disse...

Excelente! Gosto muito!

Pedro Ribeiro disse...

Espectacular! Gostei imenso!

Teresa Ruivo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa Ruivo disse...

Se é da tia Bineca eu gosto:)
Mas mesmo que não fosse, está soberbo Nelson. Acho que muitos de nós têm uma relíquia destas em casa de algum parente. Já tinha pensado desenhar a minha, mas inibiu-me saber que o resultado nunca faria jus à sua história.Felizmente contigo isso não aconteceu. Saiu um desenho carregadinho de vida, que homenageia melhor que nenhum outro todas as máquinas de costura das nossas vidas! Obrigada!
(Ah, só mais uma coisa: a minha é Singer!)

Mário Linhares disse...

Ui, ui, as memórias que isto traz. Também eram as minhas avós (materna e paterna) que costuravam e lembro-me muito bem das férias com elas sempre a coser durante as tardes.
Excelente post!

Bruno Vieira disse...

Um belo objecto cheio de histórias, gostei a perspectiva distorcida

Maria Celeste disse...

...tão giro desenho e texto...
...a velhinha máquina Singer que está na João do Rio ,e onde tantas vezes vi a minha mãe coser ,tem sido desenhada por vários amigos...
...foi lindamente recuperada e trabalha a dar ao pedal(só a direito)...

Rodrigo Briote disse...

Hás-de ir à Casa do Rio desenhar a Singer da Celeste, que vale a pena.

nelson paciencia disse...

Tenho de ir desenhar a máquina da João do Rio!

cláudia mestre disse...

Que belas memórias! A minha avó Bela tem uma que, se não é igual, é bastante parecida. Este desenho está deliciosamente lindo! Adoro!