Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Desenhar com Tempo... I

O8AGO2016



Quando estou de férias em Aljezur faz parte da minha rotina diária ir ao Mercado da Vila comprar peixe fresco. É algo que me dá um prazer imenso e repito ano após ano.
Neste mercado há peixe fresco de grande qualidade e para todos os gostos: sardinha grande e pequena, carapaus e jaquinzinhos, pargo, sargo, dourada, linguados, robalo, raia, atum fresco, lulas, polvo... e por aí fora.
Acontece que no dia 08.Ago.2016 foi segunda-feira e às segundas, como devem saber, e eu já o sei à muito tempo, não há peixe. Os pescadores não vão à pesca no fim-de-semana e por isso a peixaria está de folga.
Já que ali estava, com tempo para desenhar, "saquei" do caderno de desenhos e fiz um esquisso rápido da rua mais próxima deste Mercadinho. Neste desenho procurei dar ênfase à perspectiva e usar e abusar das sombras / luz.



É sempre interessante ver o desenho à "lupa"...




Detalhe da perspectiva "mais que forçada"...

2 comentários:

Maria Celeste disse...

...grande produção bem colorida...

Suzana disse...

Ficam muito bonitos os céus!