Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 6 de julho de 2016

NA ESCOLA DE DANÇA DO CONSERVATÓRIO DE LISBOA_2015/16_XIII_jun16

O indicativo XIII do título relaciona-se com a sequência desde o momento em que tomei contacto com o referido estabelecimento da EDCN. Sugere continuação de imagens já divulgadas neste blogue no ano transato de 2015/16. 

As primeiras proximidades iniciaram-se em 2013 (Encontro no Bairro Alto_Desenhando a fachada do edifício).


Seguem-se agora os últimos registos de aulas,recentemente concretizados  em Jun16 :


1. Um funcionário do Conservatório captando os movimentos dos bailarinos com equipamento de vídeo. Aula de 7Jun16.

2.Atuação dos alunos em 7 Jun16 no Pavilhão 6:



3. Exercícios da  mesma aula de dança, com familiares presentes.

4. Dia 29 Jun16, última aula que assisti neste ano lectivo 2015/16.
OBS.Torna-se curioso e interessante presenciar um desfecho dessas atuações no espaço adequado como nos palcos do Teatro Nacional de D. Maria II. Contudo, mais determinante foi em poder apreciar a par e passo esse estudo de Movimento nas aulas decorrentes, com o Reportório quer da dança Contemporânea quer da Clássica.


5. Como nota singular, fui verificando alguns hábitos tais como ao comprido cabelo que as bailarinas são portadoras mas durante a exibição trazem o cabelo bem penteado e apanhado. Os jovens bailarinos esmeram- se, como óbvio, na apresentação física.

6. Na data indicada, em 4. assisti ao Bailado de D. Quixote, em três actos. com adereço rigoroso (indumentária majestosa) trajada pelos atuantes :.



 

Termino aqui esses apontamentos gráficos destas atuações, aguardando  o que se poderá vir a ocasionar no próximo ano lectivo.

Confesso que já não sabia da internacional professora coordenadora artística da edcn - reportório contemporâneo - que conheci  e conduziu com exigência, a atividade  letiva de Dez15. Contudo, casualmente encontrei-me com ela que me reconheceu, o que me deixou satisfeita. Aproveito para lhe agradecer a atenção tida. 

Não queria deixar de congratular-me com a Direção e à Comunidade Escolar que me acolheram com simpatia, incluindo os alunos, docentes de Dança e da Música improvisada.

Tudo isso também teve origem nas indicações logo de início dos Mestres Mónica Cid e ESalavisa.

3 comentários:

Maria Celeste disse...

...uma abordagem cuidada a este universo tão especial do bailado...

matilde disse...

Muito interessante. Gosto muito.

zeta disse...

Agradeço ambos os comentários.