Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 13 de maio de 2016

2º EIDR e Pedro Alves

Para surpreender os participantes deste encontro, o incansável Pedro Alves esteve à noite transmitir como pinta e desenha. Inspirado pelos cadernos de esboços de William Turner deu-nos algumas dicas de como lidar com luzes e cores à noite.
Como é habito, esqueci-me de algumas regras e acabei por usar demasiados cinzas azulados, o bloco A6 voltou a irritar e acabei por engolir os pontos de luz que o Pedro tinha sugerido preservar, é um exercício a repetir até à exaustão.
No fim partilhamos desenhos e pudemos observar alguns dos trabalhos do Pedro ao vivo, uma grande produção e todos fabulosos.
O local escolhido foi o melhor possível, no Terraço da CCC com vista para a zona antiga onde outrora morei e na qual por vezes também subia aos telhados para admirar o céu nocturno.



mais em Link

4 comentários:

Marcelo de Deus disse...

Vocês têm uma sorte!

Teresa Ruivo disse...

Muito giro,o desenho!

Maria Celeste disse...

...concordo com a Teresa...

Pedro Alves disse...

Belos registos! Para além do desenho, adoro a foto, é um belo resumo do ambiente que vivemos ;)