Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 10 de abril de 2016

Um ano a desenhar para o futuro

Soltar o traço, foi este o mote para o meu workshop na Casa-Atelier Vieira da Silva, a convite do Eduardo Salavisa. O objectivo não era dar grandes lições de perspectiva ou de composição mas sim algo bem mais básico e quiçá essencial: "Atacar" o desenho sem medos com uma linha solta e expressiva, uma espécie de partir ovos para fazer a omelette...




A tradicional foto de grupo final e o meu desenho da Maria Celeste num dos exercicios propostos. Mais desenhos e todo o resumo do meu workshop pode ser visto no meu blog, aqui:

http://intervalosalmoco.blogspot.pt/2016/04/um-ano-desenhar-para-o-futuro.html

Estão lá os meus contactos para esclarecimento de dúvidas que tenham surgido neste dia que para mim foi fantástico! Obrigado a todos. 

6 comentários:

hfm disse...

Obrigada pela foto e pelo dinamismo daquele workshop que nos fez sair da nossa área de conforto. No final, cá dentro, já tudo fazia sentido. Quanto ao produto final só com trabalho, trabalho, trabalho ;)

USkP Convidado disse...

Tenho pena de não ter participado porque não estava em LX.
A Maria Celeste está igual a si propria! Reconhece-se de imediato em ambos os casos. Magnifico.
Leonor Janeiro

Maria Celeste disse...

...revejo-me completamente neste sketch...
...o tempo(observação) que levamos no 1º desenho, só vai render no 2º desenho super rápido(30 s) feito imediatamente a seguir...
... a abordagem desenho bom, desenho mau (que afinal pode até ser melhor) foi muito bem exemplificada...
...parabéns ,Pedro...

Eduardo Salavisa disse...

Foi uma aula de mestre.

Pedro Alves disse...

Muito obrigado a todos e aos que participaram, espero que tenha sido útil. Eduardo, de mestre não sei... mas que adorei a experiência, isso sim ;)

Marcelo de Deus disse...

Ninguém pode imaginar quanto lamento não ter conseguido ir.