Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Perspectiva de 360 graus - seminário

Hoje, quarta-feira, no âmbito dos seminários "tardes da matemática", vou dar uma palestra na Almedina do Atrium Saldanha que pode interessar aos urban sketchers que gostam de desenhar grandes ângulos de visão. Chama-se "A Anamorfose e o Bestiário das perspectivas exóticas" e, entre outras coisas, vai falar do método que desenvolvi recentemente para fazer uma perspectiva esférica de 360 graus com régua e compasso. Que aliás se podia fazer com uma régua e um prego. Quem quiser saber como se faz, apareça. :)

Aqui vai o link:

https://www.spm.pt/agenda/event/605




Abraço,
António Araújo



7 comentários:

Eduardo Salavisa disse...

Já assisti a uma aula sobre este tema com o António e vale a pena.

António Araújo disse...

Obrigado Eduardo :)

Da última vez fiz um exemplo de perspectiva a 180 graus, segundo o método do Flacon e Barre, que já vem dos anos 60. Desta vez, se o tempo chegar, vou tentar explicar toda a passagem daí para os 360 graus, que é a minha contribuição propriamente dita.

Abraço
A.

Maria Celeste disse...

...só vi agora...
...tenho pena já passou...

Teresa Ruivo disse...

Pois...tarde de mais! Que giro!

Alexandra Baptista disse...

isto é muitooooo interessante.

Fernanda Lamelas disse...

Olá António, desta vez não consegui ir e da outra soube-me a pouco! Este tema seria fantástico para dares um workshop!
Eu por mim alinhava logo!

António Araújo disse...

Olá a todos,

lamento ter informado tão tarde - sou um péssimo publicitário. :) Mesmo assim a sala esteve bem composta, entre sketchers e matemáticos. :)

Fernanda, eu gostava muito de dar um workshop aos urban sketchers. Por mim vamos em frente. :)

Abraço
António