Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

"à mesa" do Refeitório do IPO, em 23Jan16, sábado

Num dos meus diários gráficos encontram as imagens aqui reproduzidas. Porém, este material está no IPO pelo que fui obrigada a utilizar fotografias para documentar, dentro do prazo estabelecido. esses meus desenhos feitos naquele espaço hospitalar.

A figura consta de: um tabuleiro com o seguinte menu do dia - sopa de couve lombarda, pataniscas de bacalhau com arroz de feijão, salada de legumes cozidos, pratinho com cebola, tomate e pepino, uma sobremesa de arroz doce, copo de coca cola uma bebidas escolhidas  e, pão (opcional).

À mesa, os três momentos da mesma refeição,  na figura abaixo: 1º. No início; 2º. Loiça vazia e, mensagem na página de uma manifestação de satisfação desse almoço; finalmente a última fase (lado a lado, os tais pequenos recipientes vazios representados no tabuleiro e, em ar boémio os instrumentos de desenho aplicados nos meus rabiscos).

O tabuleiro  da mesa do IPO
Ambiente simpático, muito asseado e calmo naquele sábado,  onde me mantive muito à vontade. Como óbvio, respondi afirmativamente quando fui inquirida por uma funcionária do Refeitório se tinha gostado da refeição. 

Por cortesia fui inicialmente encaminhada em direção a esse espaço  da refeição. Recebi atenção durante o almoço; porém, não só no Refeitório mas nas restantes salas, nos pavilhões e em diversos dias seguidos.

Assim, agradeço a todos as gentilezas que recebi desde o início dia 9 Jan16 até ao 23 seguinte, data do 94º. ENCONTRO DOS USKP - de diários Gráficos no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil , quando terminou a nossa estadia,rematado com um bonito convívio com um belo cesto de fruta na mesa. Nessa tarde ainda escutamos a comunicação já divulgada de um projeto que inclui entre outras posições, uma esperada exposição dos registos gráficos dos USKP.
Neste contexto foram recolhidos os trabalhos dos USKP

Por último, não referenciando nomes, para além do pessoal do IPO não poderei olvidar os enfermeiros, as equipas clínicas (os muitos profissionais que esclareceram, as minhas dúvidas) e sobretudo os pacientes moradores ou não que toleraram a nossa persistente presença.  

3 comentários:

Rosário disse...

Mesas diferentes e que gostamos de desenhar!

Maria Celeste disse...

...deve ter sido uma visita gratificante...
...gosto do desenho e do texto...

zeta disse...

Gostei das vossas opiniões. Obrigada!