Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Liceu Camões

A Escola Secundária de Camões em Lisboa, mais conhecida por Liceu Camões, um edifício do arq. Ventura Terra desenhado e construído no final da Monarquia. Este edifício não é fácil de desenhar em virtude de estar rodeado de grandes árvores. Para o projecto Lisboa Entre Séculos fui lá ontem desenhá-lo. Só consegui este ângulo. Não o distorci o suficiente e quase que não se percebe a entrada principal. No fim não se identifica o edifício como o Liceu Camões.


14 comentários:

Rodrigo Briote disse...

Qualquer dia és contratado pela Parque Escolar, porque para mim está mais interessante do que o edifício original.

J.Espadaneira disse...

Já tinha estado a olhar para ele e, de facto, vi que as árvores, juntamente com uma paragem de autocarro e o trânsito, não facilitavam de todo a tarefa... bem apanhado!

nelson paciencia disse...

Não reclames que ficou extraordinário!

Eduardo Salavisa disse...

Acham então que não vale a pena fazer outro?...

Maria Celeste disse...

...claro que sim...

Teresa Ruivo disse...

Acho que a Celeste queria dizer:"...claro que não" :)
Eu também acho o desenho fantástico! Podes ir lá 10 vezes que não vai sair melhor!

Filipe Pinto disse...

Os plátanos já fazem parte da vista que me habituei a ter do Camões. Foi boa opção deixá-las em silhueta para o fundo sobressair.

nelson paciencia disse...

Eu não arriscaria a ir lá fazer outro, não sei como poderia sair melhor que este...

Unknown disse...

Se ficar tão bom quanto este, claro que podes, é um regalo para a vista. Muito bom

Marcelo de Deus disse...

eu diria que, pelo contrário, vale sempre a pena e lá desenhar uma e outra e outra vez...
o resultado final, afinal, não é o único objectivo
nem deve ser o mais importante

Marcelo de Deus disse...

queria eu dizer : "...ir lá desenhar..."

Eduardo Salavisa disse...

Obrigado pelos elogios. Marcelo: neste caso, uma das excepções, o resultado final é importante pois é para um livro. Mas, se não chover muito, vou lá outra vez.

Sofia Gomes disse...

Acho que saiu muito bem!

hfm disse...

Este está fantástico e, já agora, podes arranjar um dos teus quase impossíveis enquadramentos para desenhares a escolinha da frente onde eu tive a honra de andar e onde fui muito feliz.