Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Workshop de Desenho - Percursos com Diários Gráficos_4JUL15

Com a abertura ao público  do  Museu do Dinheiro  ( pertença do Banco de Portugal e circunscrito no Largo de S. Julião) os USKP aproveitaram a oportunidade de uma entrada, por sorte gratuita e assim fomos à antiga igreja. Foi uma rara ocasião promovida pelo Richard Câmara.

Escutámos as informações da visita guiada, desenhámos  quer no interior, quer no exterior do edifício, com o objectivo de conhecer não só a igreja mas o bairro e a sua envolvente urbana, na parte mais próxima.

No Largo de S.Julião, em Lisboa (exterior do edifício)
Localizada na antiga Igreja de S. Julião, o recente Museu retrata a arquitetura religiosa pombalina, outrora afectada pelo terramoto de1755. 

Actualmente integra-se na reconstrução da Baixa e nas obras de reabilitação do património construído.

Junto ao Município de  Lisboa
Apreciamos o historial dos alicerces da  Muralha de D. Dinis com 700 anos. 

Ainda nesse Museu permanecem vestígios arqueológicos, objectos vários, fragmentos, ossos relacionados com a época medieval. 
Um breve apontamento do interior do Museu do Dinheiro
Nos workshops do Museu as actividades têm finalidade lúdica e pedagógica, pelo que ficam aqui os rápidos registos no diário gráfico em tempo bastante exíguo.
Outro aspecto do interior do Museu do Dinheiro

Pela ocasião única em conhecer este local específico, assim como o atendimento tido em conta, gostaria de transmitir os meus agradecimentos ao pessoal em serviço com quem mantivemos contacto com interessantes notas explicativas.

3 comentários:

Maria Celeste disse...

...conto ir na próxima visita...

zeta disse...

Agradeço o comentário.
A Maria Celeste irá apreciar a visita. Eu também gostaria de desenhar a Muralha de D. Dinis.
Entretanto acrescento que por lapso, não mencionei, mas nessa precária visita sem solicitarmos, ainda nos ofereceram um competente documento de presença que poderá vir a interessar os visitantes a fim de fazer-se constar dos respectivos currículos como formação.

Ana Crispim disse...

Também vou no próximo, mas isto de ter que ser tudo muito rápido assusta-me um bocado...