Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 16 de junho de 2015

Escrita e Desenho de Viagens

A escrita e o desenho, sobretudo em viagem, complementam-se. Em viagem socorremo-nos mais da escrita, ora porque não conseguimos desenhar tudo, ora porque são informações que queremos reter, ora porque há coisas que não são desenháveis. Quem escreve também, por vezes, faz um esquema, desenha um pequeno pormenor, cola uma imagem.

É por isto que eu e a Raquel Ochoa, que tem livros publicados, romances e viagens, organizámos quatro sessões, no próximo fim de semana na Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira “Fábrica das Palavras”, intituladas “Escrita e Desenho de Viagens”.

Ver informações aqui.

Em baixo uma dupla página de um caderno de uma viagem, feita há uns bons anos na travessia de barco entre a Cidade da Praia e o Mindelo, em Cabo-Verde, onde reflectia para que desenhava quando viajava.


3 comentários:

nelson paciencia disse...

Recomendo vivamente este curso!
Tive oportunidade de o fazer no Museu Arqueológico do Carmo no ano passado, e foi das formidáveis experiências que isto dos desenhos já me trouxe.

António Procópio disse...

Já estou inscrito. Até sábado.

abnose disse...

Incrível coincidência: trouxe este livro de Torres Vedras e estive a ler precisamente esta página esta tarde numa esplanada do Porto aproveitando os últimos dias de férias...