Seattle é uma cidade que intimida qualquer "urban sketcher" principiante como eu. A culpa é do Gabi Campanario, o impulsionador dos UrbanSketchers.org, que desenha a cidade há longos anos. Ainda assim, depois de uma semana em Bellevue (que fica entre Seattle e Redmond) não podia perder as 3 ou 4 horas que me sobraram antes de ter de ir para o aeroporto. Já tinha estado em Seattle algumas vezes, por isso sabia o que queria desenhar. Comecei pelo Starbucks original, que fica em frente ao mercado de Pikes Place. Lá fora chovia e o vento incomodava, por isso soube-me muito bem sentar frente à janela, bebendo um café de "reserva" e desenhado o que via lá fora.
Continuei pela baixa da cidade e subi até cruzamento da 5ª Avenida com a Pine Street, onde começa o Seattle Monorail, o primeiro monocarril dos Estados Unidos.
Paragem para almoço no Japonessa, um restaurante japonês com influência espanhola. Eu sei, parece estranho mas sabe muito bem, a fazer lembrar o nosso Sushi Café ou o Este Oeste da nossa Lisboa.
Quase a terminar o tempo, ainda quis parar na Pioneer Square, a praça central dos primórdios da cidade, por onde é possível aceder visitar a "Seattle subterrânea", ou seja, os pisos térreos dos edifícios que ficaram abaixo do nível das ruas quando a cidade decidiu subir um andar para evitar problemas de esgotos enquanto crescia e se tornava mais próspera como ponto de passagem a caminho do ouro do Klondike. Na praça, o enorme totem índio faz-nos lembrar que a cidade deve o seu nome ao Chefe Seattle que permitiu que os colonos se fixassem naquele lugar. Com os desenhos feitos e longas horas de voo pela frente para os pintar, era hora de seguir para o aeroporto!
Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
4 comentários:
O que se vai aprendendo por aqui!
Bela reportagem.
...gosto muito destes desenhos em sítios por ti selecionados...
...tanta informação que nos foi transmitida, resultante de uma observação cuidada...
...muitas,muitas fografias não o fariam...
...faltava a analise e a síntese...
Excelente...
Obrigado! Gostava de ter desenhado o interior do Pikes Place Market, mas não havia tempo. :)
Enviar um comentário