Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Desenhar Viena com frio

Desenhar está a tornar-se um vício. Na semana passada fui em trabalho a Viena e nem o frio (com temperaturas mínimas de 2º) me impediu de aproveitar o fim do dia para registar algumas imagens. Além disso, dedos a congelar são um bom incentivo para desenhar depressa! Foi o que aconteceu quando desenhei esta perspectiva da Stephansplatz, olhando para cima:


Um intervalo nas reuniões deixou-me registar a vista do 19º andar onde nos encontrávamos, com a Igreja de S. Francisco de Assis a ocupar o lugar de destaque. Comecei por dar uma aguada à folha toda com a cor difusa do fim da tarde (Sienna natural com um toque de azul ultramarino) e penso que isso ajudou a criar uma atmosfera harmoniosa para o desenho:


Já à noite, um pequeno passeio pelo centro de Viena levou-me à Judenplatz:


Antes de seguir para o aeroporto, na manhã seguinte, tive meia hora para apanhar dois enquadramentos verticais na última dupla-página. Uma porta notável no n.º 4 da Drakt Galle e a Stephansdom (Catedral de Santo Estêvão) ao fundo da rua:


E é assim que o meu primeiro diário gráfico, que comecei a 20 de setembro, já está quase no fim... Já são 40 esboços, todos partilhados aqui no blog dos USk-PT.

1 comentário:

Maria Celeste disse...

...muito bom ,Rui...
...gosto particularmente da vista do 19º andar...