Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Alfabeto Lisboeta: A de Alfama

Começou ontem o workshop que se vai prolongar pelos próximos meses em torno do "Alfabeto Lisboeta". Não vou conseguir ir a todas as sessões, mas não quis perder a primeira, por nunca ter feito nada do género e porque Alfama é uma das zonas de Lisboa que mais me fascina. Por isso apareci em frente à Casa dos Bicos, pouco passava das seis e meia, onde encontrei dezena e meia de pessoas com um sketchbook na mão. Estava no sítio certo! O Mário Linhares e o José Louro orientaram-nos num percurso sinuoso que nos conduziu da "baixa Alfama" por escadas íngremes e ruas inclinadas até às Portas do Sol, com paragens para desenhar no Chafariz d'El Rei e no Largo de S. Miguel. A proposta passava por fazer os dois desenhos na mesma página, tão sobrepostos quanto possível, com a letra "A" integrada no desenho. Conseguem descobrir o meu "A" de "Alfama"?


O exercício mais difícil estava reservado para o fim da sessão: pintar a paisagem nocturna de Alfama vista de cima a prolongar-se até ao Tejo, sem lápis nem caneta, só com pincel e aguarelas... O vento e o escuro que nos rodeava tornaram a experiência ainda mais memorável.


No final, um candeeiro do Largo das Portas do Sol iluminou a partilha e, ao fim de três horas alucinantes, fiquei com vontade de repetir. Na próxima semana há mais!

4 comentários:

Rosário disse...

Boas experiências! Os resultados são óptimos! Parabéns!

Maria Celeste disse...

...como gostei de ver acabadinho de fazer...

Mário Linhares disse...

Excelente trabalho Rui!

Rui Grilo disse...

Obrigado! Foi uma bela experiência. :)