Começou ontem o workshop que se vai prolongar pelos próximos meses em torno do "Alfabeto Lisboeta". Não vou conseguir ir a todas as sessões, mas não quis perder a primeira, por nunca ter feito nada do género e porque Alfama é uma das zonas de Lisboa que mais me fascina. Por isso apareci em frente à Casa dos Bicos, pouco passava das seis e meia, onde encontrei dezena e meia de pessoas com um sketchbook na mão. Estava no sítio certo! O Mário Linhares e o José Louro orientaram-nos num percurso sinuoso que nos conduziu da "baixa Alfama" por escadas íngremes e ruas inclinadas até às Portas do Sol, com paragens para desenhar no Chafariz d'El Rei e no Largo de S. Miguel. A proposta passava por fazer os dois desenhos na mesma página, tão sobrepostos quanto possível, com a letra "A" integrada no desenho. Conseguem descobrir o meu "A" de "Alfama"?
O exercício mais difícil estava reservado para o fim da sessão: pintar a paisagem nocturna de Alfama vista de cima a prolongar-se até ao Tejo, sem lápis nem caneta, só com pincel e aguarelas... O vento e o escuro que nos rodeava tornaram a experiência ainda mais memorável.
No final, um candeeiro do Largo das Portas do Sol iluminou a partilha e, ao fim de três horas alucinantes, fiquei com vontade de repetir. Na próxima semana há mais!
No final, um candeeiro do Largo das Portas do Sol iluminou a partilha e, ao fim de três horas alucinantes, fiquei com vontade de repetir. Na próxima semana há mais!
4 comentários:
Boas experiências! Os resultados são óptimos! Parabéns!
...como gostei de ver acabadinho de fazer...
Excelente trabalho Rui!
Obrigado! Foi uma bela experiência. :)
Enviar um comentário