Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Sketchcrawl Torres Vedras: Território - 2 de Agosto

 


Arte ao Centro - SketchCrawl Torres Vedras - Território

2 de Agosto | 2014
Parceiros: CCC - Cooperativa de Comunicação e Cultura, Câmara Municipal de Torres Vedras, União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, Freguesia de Silveira e Pró-memória


Encontro - Expotorres - Torres Vedras - lá estava o Sr. João, o paciente motorista destes " 34  turistas do desenho "....   

           

1ª Paragem - A Dos Cunhados, onde fomos gentilmente recebidos pela Prof. Graça, presidente da Pró-memória, que nos deu a conhecer a azenha e toda a sua história.

      
À 14ª chamada, entramos no autocarro, rumo ao moinho dos Caixeiros (Silveira), onde fomos recebidos de forma informal e bem-disposta pelo executivo da junta de Freguesia de Silveira ( Luís Pedro, Sérgio e Carlos). Mas a surpresa chegou-nos pelas mãos do moleiro e dos padeiros de serviço: Hora do picnic - pão quente acabado de sair do forno.

                            
De barriga cheia e com quilómetros de linhas desenhadas, partimos para Santa Cruz, onde nos esperava a praia, a feira rural, feira de antiguidades, o rancho folclórico, bandas de música e milhares de turistas, tudo isto apesar de um clima, no mínimo irreverente.

 
Os desenhos foram mais que muitos e os motivos os mais variados: bancas de feirantes, turistas, barracas de praia, casas, A Torre ( mas para que seria ???, perguntaram vezes sem conta), a antiga azenha e claro, o anfitrião e inconfundível Penedo do Guincho.

  






Ao final do dia, fomos atraídos pela Nave espacial que aterrou no miradouro de Santa Helena e nos trouxe o Penim Loureiro com a sua Cidade Suspensa e uma mostra de desenhos originais, que teve a curadoria de Inês Mourão da CCC - Cooperativa de Comunicação e Cultura. Fomos recebidos pela Câmara municipal de Torres Vedras representada pelos Vereadores Ana Umbelino e Bruno Ferreira.

 




De repente fomos surpreendidos (e bem) por uma banda (Torres Brass), que nos brindou com bons momentos de jazz.

Após a entusiasmante apresentação do Penim e respectiva sessão de autógrafos desenhados, chega o momento que todos nós Sketchers gostamos: partilha de diários gráficos, feita entre deliciosos pasteis de feijão e de um copo de biqueirão, afinal ninguém tinha de conduzir...



 

Quem quiser ver melhor os desenhos, pode vir à inauguração da exposição dos trabalhos, que já estamos a planear....
  
Às 20h regressamos a Torres Vedras, cansados mas felizes, ou não estivessem os cadernos recheados de momentos inesquecíveis.

Obrigado a todos os participantes e principalmente a todos aqueles que nos proporcionaram mais um dia fantástico. Até breve

3 comentários:

Maria Celeste disse...

...bela reportagem...
...se puder vou ver a exposição in loco...

Manuela Rosa disse...

César, acho que podemos eleger-te para repórter dos encontros!

Henrique Vogado disse...

Excelente reportagem. Gostei de ver os desenhos e todo o ambiente nas fotografias.