Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

WORKSHOPS DE DIÁRIOS GRÁFICOS

 I. No Seixal.
Desenhámos ao longo de um percurso a pé desde a zona da estação fluvial, passando pelo centro histórico e acabando no núcleo da Mundet pertencente ao Eco Museu, mais precisamente no edifício das Caldeiras Babcock & Wilcox.
Como algo de diferente usamos, entre outros, o seguinte material: aguarelas tipo Ecoline da Talens  (foram pedidas no mínimo 3 cores que da minha parte não foram as primárias)   e ainda consegui por antecipada compra  uma acessível caneta de aparo em bambu.
1. NA PRAÇA DO SEIXAL

II. Registo ainda um outro Workshop de Diários Gráficos de Junho intitulado "Marcha, Lisboa, Popular" sobre as Festas e as Marchas alfacinhas. Esta atividade de formação intensiva na área dos Diários Gráficos decorreu em duas sessões consecutivas.
Na primeira sessão, assistimos às Marchas Populares de Lisboa de 2013 no Pavilhão Atlântico na sexta-feira 7 de Junho das 21h00 às 24h (com bilhetes de entradas cedidas pela EGEAC). Nessa noite desenhamos durante as apresentações da Marcha Infantil "A Voz do Operário" e das Marchas de Belém, dos Olivais, de Benfica, do Beato, do Castelo e de Marvila.
Na segunda sessão, marcada para a tarde do sábado 8 de Junho das 14h00 às 20h, percorremos Alfama. Reparamos e desenhamos o ambiente das Festas Populares da Cidade de Lisboa.

Apesar de ter passado algum tempo, seria bom recordar as características desses Workshops: não apenas desenhar em lugares desiguais, mas aproveitar um programa prévio com várias oportunidades de visitas, permanência em espaços diferentes, assim como em locais amiúde desconhecidos pelos frequentadores do USKP. Para além disso, apresentam-se especificidades, no desenho, ao aplicarmos materiais distintos, isto é, pouco usual, outros riscadores (por exemplo aplicação de uma rolha de cortiça, que confesso, não demostro aqui, pelo grau de dificuldade que tive) e técnicas diversificadas. A mencionar também sempre com a discreta presença e apoio nos momentos críticos de um representante do MG em especial à massa associativa mas a todos em geral.
2. O MOVIMENTO EM DUAS CORES SIMULTÂNEAS
3.DESENHANDO A ALEGRIA E OS ENFEITES
III. Por fim, com os meus antecipados agradecimentos, o Coordenador Richard Câmara endereçou igualmente a todos frequentadores um convite para entrega dos trabalhos registados. De seguida, ainda na semana finda, remeteu links aos intervenientes que consistia em nos devolver pastas com os nossos diversos desenhos de cada rubrica, dos mais variados e respectivos Workshops, partilhados nesse âmbito.

2 comentários:

Suzana disse...

estão muito interessantes, o das duas cores em simultãneo resultou bem!

zeta disse...

Agradeço o comentário.