Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Fonte

Inteiramente em marmore branco com veios rosa, esta fonte está agora no centro da área exterior do mercado de Vila Viçosa. Com mais de 60 anos de existência esta fonte tem grandes estórias para contar. Tudo começou sendo bebedouro dos animais que ajudavam a transportar os legumes para o mercado aberto.
Há 50 anos quando no mercado fizeram uma área coberta para a venda do peixe e carne, a fonte foi água para as peixeiras que, à semelhança da praça da figueira, apregoavam o peixe lindo e fresco.
Desde há 15 anos que apenas ornamenta o exterior do mercado que agora totalmente tapado e com lojas, em nada tem a ver com o que já foi. Saudosamente, continuo a gostar desta fonte com há muitos anos quando a "conheci" recém chegada ao mercado do peixe.

2 comentários:

Manuela Rosa disse...

O contraste do antigo com o lettering moderno das lojas.

Maria Celeste disse...

...concordo com a Manuela...
...o contraste é muito interessante ...