Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Capeia Arraiana

A Capeia Arraiana é uma manifestação tauromáquica específica de algumas povoações do concelho do Sabugal próximas da fronteira com Espanha, que se caracteriza e singulariza das demais formas populares de manifestações tauromáquicas, pelo facto de a lide do touro bravo ser efetuada coletivamente, com o recurso do Forcão.

A Capeia é realizada em agosto, em associação com a festa patronal de cada comunidade, e, regra geral, tem lugar no largo principal da aldeia, para tal temporariamente vedado. Para além da Capeia propriamente dita, isto é a lide do touro com o Forcão, constituem componentes públicas da prática o Encerro e o Boi da prova, que precedem a Capeia, e o Desencerro, com o qual ela termina.Podem saber mais sobre as capeias aqui.

Depois de termos desenhado a capa do livro "Lageosa da Raia e as suas capeias", o autor, José Mauel Sanches, convidou-nos para esta festa raiana com características únicas, considerada partimónio etnográfico. Podem ver mais desenhos e explicações detalhadas aqui.





3 comentários:

nelson paciencia disse...

Belíssima reportagem e desenhos!

Rodrigo Briote disse...

Depois de ver estes desenhos, acho que posso dizer que estive lá...

Maria Celeste disse...

...tanta informação...
...muito bom...