Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A estátua do Laçador (ou monumento ao Laçador) é um  monumento da cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. É a representação do gaúcho tradicional, com a roupa campeira. Este monumento foi definido, por lei municipal, como "Simbolo oficial" da cidade no ano de 1992. A obra é de autoria do escultor pelotense Antônio Caringi. 

5 comentários:

zeta disse...

Esta é uma forma de dar a perceber as grandes obras do Brasil pelo que, Mestre, da minha parte, agradeço esta sua referência que desconhecia. Assim, fiquei ciente desta estátua em bronze sobre pedestal de granito, inaugurada ainda em 1958. Simboliza o homem do campo e é considerada o ícone mais lembrado da capital gaúcha. Atualmente, o Laçador continuará localizado de forma bem visível para as pessoas que chegam a Porto Alegre. António Caringi, de formação não só artística como diplomática foi escultor e autor desta representação monumental e reconhecido como maior estatuário da história da arte no Rio Grande do Sul.

Vicente disse...

Já tinhamos saudades, Geraldo.

Maria Celeste disse...

...gostei de conhecer este bravo lançador...
...parece que fui até lá...

Geraldo Roberto da Silva disse...

Obrigado, meus amigos, pelos comentários!

geraldo roberto da silva disse...

O modelo dessa escultura é o senhor Paixão Cortes, ainda vivo, com oitenta e poucos anos. Paixão Cortes é um reconhecido tradicionalista do Rio Grande do Sul e, à época em que serviu de modelo para essa estátua era um rapaz jovem.