Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Esporão e Perdigões

Capela de Nossa Senhora dos Remédios e Figuras Zoomórficas do Museu Arqueológico dos Perdigões
 Ídolos

No princípio de cada ano lectivo a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz faz uma recepção aos professores e funcionários das escolas do concelho e homenageia os aposentados.
Este ano, o evento teve um programa cultural especialmente aliciante. Começou com uma visita guiada à Capela de Nossa Senhora dos Remédios e Museu Arqueológico dos Perdigões, situado no piso térreo da Torre do Esporão, ao lado da pequena Capela.
De seguida rumámos ao Esporão onde assistimos a uma apresentação feita pelo arqueólogo António Valera sobre os trabalhos arqueológicos que decorrem na Herdade dos Perdigões, propriedade do Esporão, situada à saída de Reguengos de Monsaraz na estrada para o Alandroal. Confesso que fiquei maravilhado com a extraordinária exposição apresentada. Sugiro a visita ao sítio do Núcleo de Investigação Arqueológica e a esta notícia do jornal Público.
Em seguida houve uma visita (muito bem) guiada às caves e adegas do Esporão. Por fim, as homenagens, os discursos, os petiscos e o convívio.

Mais alguns desenhos no meu blogue: http://luis-anca-desenhos.blogspot.pt

1 comentário:

Maria Celeste disse...

...e assim nasce o interesse de conhecer a arqueologia da herdade dos perdigões...