Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 21 de julho de 2011

lV Encontro Viseu SketchCrawl - 17 Julho 2011

Este encontro em Viseu foi um avivar de memórias antigas. A sala de visitas estava à nossa espera com um Rossio cheio de sombras majestosas das centenárias árvores que o ladeiam. Eram catorze horas e os mais idosos já sabiam de cor as sombras a saborear na tarde de domingo, por sua vez os pais de família com crianças pelas mãos, passeavam, deixando por vezes os filhotes correr atrás dos pombos ou saborear uma goluseima, comprada numa das inúmeras esplanadas, estrategicamente instaladas nas imediações. As fontes, as igrejas, os edifícios são na sua grande maioria de granito e por vezes implantadas em enormes rochas arredondadas, fazendo lembrar Monsanto. Acerca do tipicismo da arquitectura de Viseu a variedade das janelas,uma velha paixão minha, acendeu-se, e, fiquei extasiada com tamanha riqueza de pormenores. Quero homenagear todos os canteiros que manusearam o granito e ajudaram Viseu a ser Viseu . Viseu é sem dúvida uma cidade linda, hospitaleira. Os meus agradecimentos a todos os presentes e um obrigada especial ao anfitrião e companheiro Rui Figueiredo, está de parabéns pela recepção e pelo evento tão gratificante numa quente tarde de Verão.








2 comentários:

zeta disse...

Gostei do texto e das imagens que "transpiram" frescura e um esmerado tratamento. Infelizmente há profissões esquecidas como os canteiros, os jardineiros e muitos mais.

César O Figueiredo disse...

Que texto fabuloso, eu próprio não diria melhor! Mais uma vez obrigado pela visita da Elizabete e do José. Serão sempre bem-vindos a juntarem-se a nós.
Os desenhos estão fantásticos, demonstram bem a beleza do jardim das mães e arredores da cidade. Muito obrigado*