Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Challenge XXVI

Ando um bocado arredado destas lides do blog, mas numa dessas outras lides (limpeza do computador) encontrei um desenho já algo antigo que com alguma boa vontade se aproveita para este desafio.

Coruja das Torres (Tyto alba)

Nem sei bem a data, nem de que diário saiu isto. Sei que a encontrei atropelada junto a Alcochete. Provavelmente encandeada pela luz dos automóveis. É sempre triste. Lembro-me de ver por estas alturas na N125 inúmeros juvenis de mocho-galego colhidos na beira da estrada, provavelmente aves inexperientes que nem chegaram a tomar o gosto à vida.

Aqui fica então o registo de uma criatura da noite, morta indirectamente por uma luz. O exemplar foi recolhido e entregue ao curador do Museu Nacional de História Natural - ao menos que se aproveite algo de uma morte desnecessária.

6 comentários:

Galeota disse...

... a coruja pôs o pé em ramo verde, à noite.

zeta disse...

Fiquei ciente do modo como os bichinhos padecem: ignorava este processo e julgo nunca ter dado por isso.
Assim vou aprendendo...

PeF disse...

Galeota: Ou alguém pôs o pé (pesado) em acelerador...

Zeta: Sobretudo em estradas junto a zonas naturais vale a pena abrandar um pouco, se não são aves são outros animais. Gasta-se um pouco mais de tempo, mas por uma boa causa.

Luís Ançã disse...

e, ao abrandar, também permite observá-los.

PeF disse...

Luís Ançã: Sim - geralmente toleram bem veículos parados. Um dia destes fui ver corujas e estive parado a menos de 5m delas (outras espécies, mas seria a mesma coisa com a Coruja-das-Torres). São bem tolerantes. Não fiquei muito tempo, que não lhes queria interromper a caçada, mas vale a pena.

zeta disse...

PeF:Tomei nota da oservação que agradeço. Também fiquei a saber mais através dos restantes comentários.