Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Plátano e Pintassilgo - Challenge VIII


Gosto de ver o que passa nos Plátanos em frente a minha casa. Nesta altura que estão despidos - naquela indecisão entre perder as últimas folhas da Primavera passada e formar novos botões - a passarada torna-se mais conspícua. Não há assim muita, mas com paciência ainda se vê qualquer coisa. O Inverno é a época do ano de os ramos serem patrulhados por Felosinhas e - de longe a longe - um ou outro Chapim-azul. Por vezes um par de Pintassilgos pousa no Plátano mesmo em frente à janela, de onde extraem com mestria as sementes de que se alimentam. E ficou o registo.


Carduelis carduelis
e Platanus sp.



Por esta altura também tenho visto umas quantas Gaivotas-d'asa-escura, Alvéolas-brancas, Melros, Piscos-de-peito-ruivo, Carriças (ouvido, não tanto visto), Pardais e os inevitáveis Pombos-das-rochas. Há cerca de dois meses cantava por estas bandas uma Coruja-do-mato e por mais que uma vez ao chegar a casa de noite surpreendi e fui surpreendido por uma Coruja-das-torres. Ontem uma Fuinha-dos-juncos ensaiava a voz para a Primavera que se avizinha, enquantos os Verdilhões se atiravam aos caroços das Oliveiras que ainda por aqui vão havendo.

Com um bocadinho de paciência ainda se vêem umas coisas. Assim haja tempo e vontade.

13 comentários:

Papiro Papirus disse...

Muito bem captado! Parabéns!

Galeota disse...

E os tordos? Só no Alentejo?

Pedro disse...

Fantástico. Parabéns.

Eduardo Salavisa disse...

Está no teu projecto de observação de aves durante 15 minutos diários?

Cate disse...

Muito bonito! E o contraste da cor com a grafite dos ramos é sempre interessante!

Há dias também descobri um chapim azul no jardim Botânico do Príncipe Real! :-))

PeF disse...

Papiro Papirus e Pedro: Muito obrigado pela simpatia dos comentários.

Galeota: Em Lisboa também tens Tordos, há que saber procurá-los. Para além dos Melros que estão por toda a parte, uma incursão de Inverno a Monsanto (a título de exemplo) pode revelar Tordos-pintos e de quando em vez Tordos-ruivos. Fora de Lisboa, estão um pouco por todo o lado, mas são ariscos, creio que herança de anos e anos de chumbadas porque noutros locais da Europa são bastante confiantes.

Eduardo Salavisa: Quem dera... Esse projecto tem estado muito dormente, faz-se o que se pode a partir do estirador, e e...

Cate: Eles andam aí. O Jardim Botânico é um excelente sítio para procurar aves (e não só!). Podes encontrar por lá também espécies exóticas introduzidas como o Periquito-rabijunco e o Periquitão-de-cabeça-azul.

Galeota disse...

Muito obrigada.

PeF disse...

Adenda: hoje de manhã enquanto me dirigia ao café ouvi uma Estrelinha-real macho a cantar. É a primeira vez que detecto esta espécie por aqui, vou estar alerta aos Plátanos pois bem que gostava de a esboçar.

Aqui fica o canto da espécie:

http://www.xeno-canto.org/browse.php?query=regulus+ignicapilla

Maria disse...

Tá liiiiiiiiiindo!

Anónimo disse...

um registo extremamente doce e suave. traço e pinturas adequados, sem dúvida!

~ *

ser.so.ser disse...

Está simplesmente espectacular!Cada pormenor está simplesmente lindo

Mário Linhares disse...

Se o teu for o mais comentado, explica-me lá como é que um desenho tão vertical vai para um flag horizontal? É que rodá-lo será um atentado...

PeF disse...

Maria, AG, pontodeluz: Muito obrigado. Talvez este desenho tenha sequela(s), a ver vamos...

Mário Linhares: Pois... nem me tinha ocorrido (mas também ainda bem que não ocorreu, já basta o que basta!). Das duas uma, ou se faz um banner vertical ou te mando uma imagem com maior resolução para fazer um 'crop'. Se for caso para tal, claro está.