Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 27 de dezembro de 2009

Na semana passada quis responder ao II desafio. Num pequenino intervalo de tempo fui para a esplanada da ESAD. Estava um raro dia de Sol e ouviam-se conversas misturadas com risos. Senti o Verão. O desenho ficou rasca e incompleto (tinha de ir para uma aula). A vista é sobre um pinhal que com o vento abana e faz um barulho muito semelhante ao relaxar das ondas do Mar...


A partir daqui deixei de ter tempo. Nas Caldas não espero por transportes, não espero nos balcões do banco, não espero no trânsito e estou sempre a trabalhar, a dormir ou a comer (com alguns intervalos para conviver, claro)... Por vezes, muito raramente, porque os professores das teóricas não gostam, desenhamos um ou outro colega:

Em Setembro entrei na ESAD nas Caldas. Primeiro registo gráfico, da porta da casa onde estou, no passeio, vejo isto:

Em Agosto para além do Algarve, estive no Alentejo e na Beira Baixa - em Monsanto (a Aldeia mais portuguesa de Portugal); em S. Miguel D'Acha e em Penamacor, onde fiz o desenho abaixo:
PS: Come-se muito bem ali e as pessoas são tão simpáticas...

4 comentários:

Gustavo Santos disse...

Apesar de não ser de lá, conheço muito bem as Caldas e a ESAD. Já agora aproveito para perguntar, em que curso estás? Ando a pensar tirar lá uma licenciatura relacionada com desenho, mas ainda não me decidi. Qualquer opinião de alguém "de dentro" seria uma ajuda preciosa :)

Unknown disse...

Estou em Artes Plásticas. Os cursos, deves saber, estão organizados mediante o processo de Bolonha. Este em concreto (e dependentemente das optativas que escolhes) é muito trabalhoso, mas ´
é um curso à séria, que eu recomendo. Artes plásticas é mais que desenho e existe alguma resistência na ESAD (como em quase todas as escolas de Artes Plásticas) ao saber fazer, o que não significa que não leves a tua por diante. Em desenho os professores são muito bons. O meu professor é o Samuel Rama e a turma como é grande está dividida. A outra professora também é excelente, Profª Baraona. Qualquer um deles exerce para além do a sua arte e quase todos os professores de Artes Plásticas (senão mesmo todos) são professores e artistas activos e com nome. Isto tanto para o bom, como para o mau. Podes depois tirar o Mestrado de Desenho. Desconheço o conteúdo. De qualquer forma aviso-te que Artes Plásticas é muito mais que desenho e muito mais que a parte prática, a componente teórica é muito importante na ESAD.
Espero ter sido útil.
Boa sorte!

Gustavo Santos disse...

Obrigado pela ajuda e resposta tão rápida! Quanto à teoria já estou habituado, pois o curso que tirei de arqueologia era mais teoria do que prática, por isso estou habituado a andar agarrado a livros. A minha indecisão é entre Artes Plásticas e Design Multimédia. Ainda andei à procura da lista de opcionais no site da ESAD.CR mas sem sucesso..

Bons desenhos e mais uma vez obrigado!=)

Unknown disse...

Podes sempre mandar um mail para lá a perguntar que eles respondem-te!
O ambiente lá é muito muito bom, a relação com colegas, funcionários da escola e professores é excelente. Estou muito satisfeita na escolha que fiz. Quando ao curso de Design Multimédia tenho a certeza que é bom, a escola tem professores dinâmicos e jovens (apesar de terem muito conhecimento adquirido). A maioria dos professores de Design (e de outros cursos) é de Lisboa onde trabalham. Tenho uma amiga minha que trabalha com dois dos professores de lá de Design Multimédia.
Boa sorte mais uma vez!