Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Arcano Místico | Museu Casa do Arcano

Casa do Arcano é um museu localizado na cidade da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel (Açores, Portugal), dedicado à preservação e exposição de uma obra única que representa um património cultural religioso e artístico dos Açores.



O Arcano Místico é um conjunto escultórico de grande valor cultural, artístico e histórico, criado no século XIX, pela Madre Margarida Isabel do Apocalipse, freira que viveu em Ribeira Grande. Este objeto é considerado um dos mais importantes tesouros regionais dos Açores.

Trata-se de um expositor em madeira e vidro, com aproximadamente 2 m de altura, dividido em três níveis. No seu interior estão cerca de 3 900 figuras miniatura, moldadas à mão em materiais como farinha de arroz, goma-arábica, gelatina animal e vidro moído. As figuras representam cenas do Antigo e do Novo Testamento, organizadas em grupos temáticos que contam narrativas bíblicas.

O Arcano Místico é valorizado pela sua complexidade, dimensão simbólica e significados pedagógicos e religiosos. Foi classificado oficialmente como Tesouro Regional dos Açores em 2009 e a sua recuperação/restauro chegou a ser distinguida com um prémio de conservação de património.

Casa do Arcano ocupa a residência onde viveu Madre Margarida do Apocalipse, onde o visitante pode conhecer não só a obra principal mas também exposições temporárias e materiais relacionados com a vida e contexto histórico da autora.

Em suma, o Arcano é uma obra singular de arte sacra e museológica, cuja casa museu permite compreender melhor a história cultural e religiosa da Ribeira Grande e dos Açores. 

Sem comentários: