Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 28 de julho de 2025

"Diários de Viagem"

Em 2007 recebi um telefonema do Eduardo Salavisa (que não conhecia) propondo a inclusão de alguns desenhos meus no livro DIÁRIOS DE VIAGEM, que viria a ser publicado em 2008 e que foi seminal. Tinha acabado de chegar de Paris e, um dos desenhos que enviei para o Eduardo, foi este.
Recentemente voltei ao mesmo local e foi mais forte a recordação do livro e de todo o movimento que este livro ajudou a nascer -  primeiro os Urban Sketchers e depois os Urban Sketchers Portugal - do que a recordação de um centro comercial onde me sentei no chão a desenhar.

 















Sem comentários: