Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Sketch Tour Portugal RELOAD - ALENTEJO

 Quando o Mário Linhares me falou em fazer um texto sobre esta experiência, ocorreu-me uma frase que surgiu nessa mesma conversa: “O Skectch Tour é muito mais do que desenhar.”

De facto estes dias visitando tantos lugares incríveis, conhecendo as suas gentes e história, foram de intensa partilha e inspiração acabando por serem vividos por este grupo - eu e o Lapin (desenhadores), o José Luis Peixoto (escritor), o António Gaspar (Turismo de Portugal) e o Francisco Barros (operador de câmara e fotógrafo), numa espécie de bolha de boa disposição e companheirismo.

O nosso primeiro dia começou por um passeio de barco no rio Tejo com saída de Escaroupim, uma aldeia piscatória Avieira.

Os “avieiros” eram pescadores de Vieira de Leiria que faziam campanhas de pesca de Inverno no rio Tejo e a quem Alves Redol chamou de “nómadas do rio”. Os que foram ficando pelas margens do rio deram origem a pequenas povoações palafíticas como Escaroupim e Palhota, a que chegámos de barco neste passeio incrivelmente belo, povoado por inúmeras aves, íbis-negros, garças, andorinhas da barreira e tantas outras que não consegui fixar os nomes mas das quais não esqueço o impacto de as ver e ouvir no final do dia, numa massa compacta por entre a vegetação, na Ilha das Garças.

Inesquecível também foi ver a  Ilha dos Cavalos onde os vimos passear em liberdade junto do rio.

Retenho a sensação desta atmosfera única onde verdes e azuis dominavam, barcos encalhados e veleiros actuais marcavam presença nas margens do rio, dos cais em construções de madeira intricadas e, sobretudo, da paz que tudo isto me fez sentir.

Acabámos o dia da melhor maneira, a jantar no Dois Petiscos em Santarém.




Para ver o resto da publicação, clique aqui:  https://osdesenhosdaceleste.blogspot.com

4 comentários:

Rodrigo Briote disse...

Parabéns, belos registos de viagem.

Sofia Gomes disse...

Que bela aventura! Estas iniciativas proporcionam sempre momentos de partilha e memórias inesquecíveis. Muito bom! ❤️

Suzana disse...

Que bela aventura, parabéns pelos desenhos!

Leonor Janeiro disse...

Muito bonito