Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Encontro USkP - Peniche e Atouguia da Baleia - 11 de Setembro 2021

 


PROGRAMA


MANHÃ


9h  – ponto de encontro – Museu da Renda de Bilros de Peniche, Rua Nossa Senhora da Conceição, detrás da Igreja de S. Pedro.

9h 30m - inicio – Desenho em Peniche. Será entregue um desdobrável para desenhar e um itinerário. Começamos pela igreja de S.Pedro e bairro limítrofe. De camioneta passamos pela Nossa  Senhora dos Remédios, pelo Cabo Carvoeiro e paramos na Papoa. De camioneta iremos para o bairro do Visconde. Podem segui-lo ou não, o desenho é livre e sobre os locais e elementos naturais e ou construídos que mais vos chamaram a atenção.

13h- ponto de encontro na entrada do Museu da Renda de Bilros de Peniche e transporte para almoço, oferecido pela Câmara Municipal.


TARDE

14,30h- Início dos trabalhos

De camioneta iremos até à barragem de S. Domingos, zona da Ribafria.
Voltamos à Atouguia da Baleia e faremos um percurso a pé, com áreas indicativas - zona do Castelo e  Igreja de S. Leonardo. Subimos pela Rua Direita até à Igreja da Nossa Senhora da Conceição e depois a fonte e lavadouro.

17h - fim dos trabalhos e ponto de encontro na Igreja de S. José, CIAB.
Visita à exposição.

18h- Conversa animada, sobre o que vos chamou à atenção  do ponto de vista dos locais e do património quer natural como construído, perspectivas  para a sua valorização; Da arquitectura existente e da futura, mais sustentável, face à crise climática real que vivemos e crise pandémica que mudou a nossa maneira de viver e talvez a nossa maneira de pensar e estar.

-------------------------------------------------------------
NOTA
Os desenhos dos sketchers farão parte integrante da Exposição, focalizando o Património construído e o natural, símbolos activos de uma região.

Exposição patente no museu da ATOUGUIA DA BALEIA, designado de CIAB, Centro Interpretativo, até 16 de Outubro de 2021, de 4º a sábados inclusive, 10h-13h e 14h-17h.

Há um placard próprio para a sua colocação.

Agradecemos a oferta de um desenho à Câmara Municipal de Peniche.
------------------------------------------------------------

INSCRIÇÕES (encontro limitado a 20 participantes) até dia 10 de Setembro de 2021: dafabricaet@gmail.com

Organização: Câmara Municipal de Peniche, Ordem dos Arquitectos, USkP

Sem comentários: