WEB OFICINA
As mãos que desenham no caderno os objectos em cima da mesa e mais além
«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
As mãos que desenham no caderno os objectos em cima da mesa e mais além
«Não se deve querer fazer uma vez mais aquilo que a Natureza já fez perfeito. Não se deve querer parecer verdadeiro pela imitação das coisas.»
George Braque in «Cahiers de G. Braque»
INTRODUÇÃO
No desenho há técnicas de representação e técnicas de observação que ajudam a construir as nossas ideias.
As técnicas muitas vezes podem parecer limitativas mas acabam, ao invés, de ter exactamente o papel contrário pois com o tempo e com a experiência, elas são interiorizadas e, acabam por ser a estrutura sólida sobre a qual podemos criar.
A perspectiva - uma técnica de representação - se não for usada correctamente é capaz de rebentar com qualquer desenho.
Ora bem, não vou falar de perspectiva pura e dura mas vou apresentar técnicas de observação que permitirão criar um desenho harmonioso e com as perspectivas correctas.
TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO
1. PARALELAS
As linhas traçadas no desenho deverão de ser paralelas às linhas da realidade.
Isto aplica-se tanto a objectos perto como a objectos longe.
Isto aplica-se tanto a objectos perto como a objectos longe.
2. HORIZONTAIS E VERTICAIS
Outra técnica de observação tem a ver com as horizontais e as verticais.
Temos de ter sempre presente que o desenho, como coisa bidimensional, terá de transformar as 3 dimensões da realidade em apenas 2. Desta forma os conceitos “mais alto”, “mais abaixo” “mais longe”, “mais perto”, “menor do que”, “maior do que”, etc., traduzem-se apenas em “mais acima”, “mais abaixo”, “mais à esquerda” e “mais à direita”.
Assim, teremos que estar sempre atentos e observar o que está mais acima, mais abaixo, mais à esquerda e mais à direita com o auxílio de linhas horizontais e verticais, que nos desenhadores experientes podem ser apenas mentais.
Há outro procedimento que consiste em esticar o braço com o lápis na horizontal ou na vertical.
Se usarmos este procedimento com as linhas oblíquas chegamos à técnica de observação apresentada na primeira imagem.
OBSERVAÇÃO
Ao longo da história temos observado que os artistas experientes acabam por infringir as regras...
Depois de dominarmos as técnicas de observação e de representação, bem como os materiais actuantes e os suportes, podemos navegar livremente no desenho sem nos afundarmos.
Nesta fase, já sabemos como quebrar regras, sabemos como conjugar todos os elementos visuais e perceber que acabam por ser elementos de uma orquestra onde todos, em harmonia, criam uma atmosfera criativa e expressiva.
No que diz respeito à acentuação da perspectiva observem estes trabalhos de Matisse e de Ernst Ludwig Kirchner (Expressionistas da “Die Brucke”) pintados há cerca de 100 anos.
PROPOSTA DE TRABALHO
Depois destas considerações, vamos ao desafio:
As mãos que desenham no caderno os objectos em cima da mesa e mais além.
NOTAS FINAIS
Partilhem os desenhos com as hashtags: #quarentena desenhada #weboficinas
Se se quiserem desviar das indicações, façam-no. O essencial é desenhar com gosto.
Usem os materiais que desejarem e a técnica que preferirem: linear, monocromia ou policromia.
No dia em que os Urban Sketchers Portugal fazem 11 anos e a situação é dramática pelo mundo fora, esta iniciativa enquadra-se bem no sentimento de partilha que temos promovido. Parabéns aos USkP.
No dia em que os Urban Sketchers Portugal fazem 11 anos e a situação é dramática pelo mundo fora, esta iniciativa enquadra-se bem no sentimento de partilha que temos promovido. Parabéns aos USkP.
Luís Ançã
26 de Março de 2020
11 comentários:
Adoro o tema. E a explicação, toda a linguagem clara do pintor e professor. E os exemplos. Obrigada, Luís! Vou fazer esta web oficina com muito gosto!
Que bom desafio!
Fefa
Professores são professores! Maravilha!
Estamos nessa!!
Já está! :-)
O verdadeiro espírito dos USK, é verdade. Obrigada Luís, sinto-me desafiada.
abraço.
Vai ser uma alegria fazer este desenho! obrigada pela explicação completíssima!
Difícil, para mim, mas vou tentar e aceitar o desafio.
Assim que puder, farei o desafio :-)
Bem aliciante! Parece simples mas é desafiante.
Vamos a isso, Luís!
Tinha hoje tido esse pensamento enquanto estava a desenhar. Que tenho dificuldades em desenhar mãos e mesas em perspectiva e vens tu e lanças a explicação e o desafio. Obrigada Luis. Vou me atirar ao caderno!
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