Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Agenda dos Sketchers - Agosto 2019

Editorial de Agosto


A edição de agosto da agenda tem boa leitura para as férias. Artigos dos Ask-Aveiro Sketchers, Sketchers das Beiras e UsKp-Norte com o relato das suas mais recentes atividades. Participações do João Santos e do Tomás Reis convidam-nos a conhecer os trabalhos do Felix Scheinberger e do Daciano Costa.
Este mês também foi notícia o 1º Encontro N/NE Urban Sketchers que contou com a presença de vários sketchers portugueses.
E porque se aproximam as comemorações do 10º aniversário dos Urban Sketchers Portugal entrevistamos a Helena Monteiro uma das primeiras e mais ativas participantes no blogue.
Quem quiser ficar a conhecer como decorreu o Sysmposium de Amesterdão pode também seguir as reportagens diárias do José Louro publicadas no blogue.
Bom descanso, aproveitem para desenhar e até setembro
A equipa da Agenda


AGENDA DOS SKETCHERS
AGOSTO 2019

Aveiro Sketchers no Festival dos Canais
por Aveiro Sketchers

Pelo terceiro ano consecutivo, os ASk estiveram a fazer a reportagem gráfica do Festival dos Canais em Aveiro. Durante cinco dias, andamos por toda a cidade a desenhar os concertos, teatros, performances e os vários espaços do festival. De Gilberto Gil a Capicua, de dança a novo circo, em palco, na ria ou no ar, muitos foram os espetáculos que tivemos o prazer de ver e desenhar. Foram dias intensos, de olhar atento e mão rápida, a apanhar o movimento dos artistas e a encher bloco atrás de bloco de desenhos.
Este ano, estivemos ainda a desenvolver actividades com crianças, num workshop de ilustração com carimbos que terminava com a construção manual de um caderno, despertando assim o gosto pelo desenho nos mais pequenos e desafiando-os a desenhar o festival nos seus cadernos novos. Quem sabe não teremos, daqui a uns anos, mais uns sketchers a juntarem-se a nós!



Podem ver os desenhos do festival no facebook e instagram em: www.facebook.com/aveiro.sketchers (página) www.facebook.com/groups/aveiro.sketchers (grupo) www.instagram.com/aveirosketchers

Sabores de desenho
por Carlos Matos

O encontro iniciou-se no dia 8 de junho, na Fábrica da Criatividade de Castelo Branco, e foi uma organização da Câmara Municipal de Castelo Branco, em parceria com os Skechers Beiras e com a participação de diversos grupos de desenho de Potugal e da Estremadura Espanhola, nomeadamente, Cáceres, Badajoz, Mérida e Cória
A iniciativa, foi distribuída por quatro núcleos de atividade, no Painel I – Experiências e Dinâmicas de Grupos de Desenho contou com a participação dos Sketchers das Beiras – comunidade de desenho de Castelo Branco –, Mosk – comunidade de desenho de Coimbra – e Sketchers do Oeste – comunidade de desenho de Torres Vedras.
No Painel II – Desenhar Pessoas nos Seus Ambientes, o destaque foi para os ilustradores dos jornais reconhecidos a nível ibérico, Público e El País, presentes no evento, bem como da Urban Sketcher Teresa Ruivo.
Já o Painel III – O Desenho Autodidata, contou com desenhadores de Castelo Branco e da Covilhã, numa perspetiva motivacional e de troca e partilha de experiências.
Ao fim da tarde, propôs-se, aos participantes, descobrir com desenho, o centro da cidade de Castelo Branco, através da partilha de experiências e técnicas.
No domingo, dia 9 de junho, os Urban Sketchers marcaram, durante o dia, encontro na feira dos Sabores de Perdição.
Aqui, os participantes foram desafiados a desenhar, em cadernos específicos para a ocasião, elementos alusivos ao tema do certame, tendo como base os sabores locais, representados na Feira Sabores de Perdição, como o mel, o vinho, os cereais, os bolos e doces, o queijo, os enchidos ou outros pratos regionais.


Sketchers dos UsKp-NORTE no “RAW” AVEIRO
por Pedro Alegria
Coordenador UsKp-NORTE



Desenrolou-se, no passado dia 6 de Julho, a iniciativa cultural "RAW" RIA DE AVEIRO WEEKEND 2019. Os Urban sketchers Portugal NORTE (UsKp-NORTE) foram convidados a participar pelo promotor do evento – SIMBIOSE.
Participaram mais de trinta sketchers de varias cidades e alguns da Galiza, com vontade de desenhar esta cidade. O dia começou no autocarro enviado pelo promotor, no Porto, e logo que se chegou a Aveiro, começou a jornada de desenho. Os atarefados sketchers espalharam-se pela cidade e foram alvo de curiosidade dos passantes que admiraram os seus trabalhos que, com técnicas diversas, retrataram a Ria, barcos moliceiros, edifícios, monumentos e
pontes, bem como, os habitantes e turistas que pelas ruas deambulavam.
Todos se juntaram ao almoço, gentilmente oferecido pelo promotor do evento, em grande pagode e confraternização, com garfadas condimentadas com técnicas e desenhos.
Da parte da tarde, após o lauto repasto, com dificuldade conseguimos iniciar a jornada vespertina de debuxo, que prosseguiu até ao Jardim da Fonte Nova, sob o sol escaldante.
O nosso fotógrafo oficial sentiu os efeitos da bonomia dos nossos anfitriões e inadvertidamente perdeu a foto de grupo tirada sobre a Ponte dos Namorados! Ficamos com fotos dos sketchers a desenhar e os desenhos partilhados. Escolhemos para mostrar aqui um desenho do nosso amigo João Pereira que ilustra bem o ambiente que se viveu.
Venham desenhar connosco!

Atreve-te!
por João Santos

Este “Atrévete com el cuaderno de dibujo” (também já com edição portuguesa: “Sketchbook sem limites”), do Felix Scheinberger, é um livro de poucas palavras e que, como o título indica, convida sobretudo à acção. As razões para gostar deste livro são tantas como as fantásticas ilustrações e sketches que o Felix partilha neste livro, numa escrita tão descontraída e espontâneo como os seus traços.
“Desenhar bem e desenhar mal”, “Adquire liberdade com rabiscos”, ou “O princípio… a página 17 é a melhor”, são tópicos abordados logo no início e que convidam a ultrapassar receios e bloqueios, que incentivam ao atrevimento! Porque como o Felix lembra, “Se te diverte, vais fazê-lo muitas vezes, e se o fazes muitas vezes, vais fazê-lo bem”.
Decorrendo quase como se fosse uma conversa de café sobre desenho, é dessa forma que aborda tanto princípios básicos como a perspectiva, composição, etc. como tópicos sobretudo dirigidos ao urban sketcher, como “Lugares bons e maus”, “a escolha do local para desenhar”, “Outros países, outros pontos de vista”, etc.
Boas leituras, bons desenhos e, nunca é demais repetir, atrevam-se!

Design com desígnio
por Tomás Reis

É impossível pensar no Design em Portugal sem falar no seu nome.
Daciano da Costa foi dos primeiros professores a definir o Design enquanto projeto, muito antes da palavra entrar no dicionário trendy e apoderar-se de quase todos os objetos que estão à nossa volta.
Daciano foi um percursor, um pioneiro, rejeitou todos os chavões beaux-arts e anunciou o modernismo no seu apogeu. Mas nem assim prescindiu da manualidade do desenho.
O desenho foi, para Daciano, muito mais do que a mera observação ou representação das coisas que nos rodeiam. Como os seus cadernos revelam, o desenho é uma ferramenta de trabalho e uma forma de pensar. E se algum desenho é mental, vejamos os seus Croquis de Viagem. Porém, talvez pelas silhuetas abertas e os traços interrompidos, os desenhos de Daciano conseguem uma assinalável leveza e descontração.
Tomando as palavras de Daciano, também nos pensamos enquanto desenhamos, mesmo sem nos darmos conta.


Na imagem, representação do Croquis de Viagem de Daciano da Costa nas Galerias Uffizi, Florença, 1952

Em julho no Drawing Attention ...




Como resultado de uma parceria entre o Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Município de Torres Vedras teve lugar em Natal, no Nordeste do Brasil, o 1º Encontro N/NE Urban Sketchers que contou com a presença de vários sketchers portugueses. Mais sobre o encontro pode ser lido no artigo que saiu na edição de Julho do Drawing Attention o fanzine digital oficial dos Urban Sketchers.
Entrevista a Helena Monteiro
Associada nº 10

1. Como descobriste os urban sketchers?
Antes dos Urban Sketchers aparecerem, já havia, em Lisboa, algumas pessoas a desenhar em conjunto; eu era uma delas. O primeiro encontro que tivemos no CCB existiu porque o Zé Louro nos lançou o desafio. Tínhamo-nos encontrado através dos blogues de cada um. Aprendi muito com o que ia vendo na internet. Felizmente tive pessoas que me ajudaram e me deram forças para arrancar, dizendo-me sempre que o importante era o processo. Destaco três dessas pessoas que muito me ajudaram - Eduardo Salavisa, José Louro e Pedro Cabral. Quando surgiram os Urban Sketchers de Portugal já conhecia o que o Gabi Campanario tinha criado e qual a sua finalidade.

2. Com que periodicidade desenhas?
Não direi todos os dias mas quase. Por vezes, apenas pequenos apontamentos. Desenho muito em viagens e gosto de fazer experiências, porque quanto mais desenho mais aprendo.

3. Qual o teu local preferido para desenhar e porquê?
Museus. Locais calmos onde há sempre muito para desenhar e com a vantagem de os modelos nunca se irem embora. Também gosto muito de desenhar em jardins, parques, e em qualquer lugar onde haja vegetação e muitas árvores.

4. Quando decides acabar um desenho?
Não sei explicar pois depende de muitas coisas. Na dúvida, tento parar antes do desenho estar completo. Infelizmente muitas vezes volto a ele para compor qualquer coisa mais e só o estrago.

5. Se pudesses escolher um local para um encontro qual seria?
Não consigo escolher entre os dois que vou citar: Em França, no Monte de S. Michel. Em Florença, em S. Miniato al Monte.



Helena Monteiro por Rosário Félix
Colabora com a Agenda dos Sketchers
Estamos sempre à procura de histórias de encontros e actividades dos urban sketchers em Portugal. Se gostavas de ver a tua história aqui, pergunta-nos como podes fazer, enviando um email para uskp.regionais@gmail.com.
Torna-te associado dos USkP. Descobre como aqui.
Segue a página de Facebook dos USkP
Comemoração dos 10 anos dos Urban Sketchers Portugal

Foi já há 10 anos que os Urban Sketchers de Portugal começaram uma grande viagem de desenhos em cadernos. Foram dez anos de encontros, desafios, partilhas, novas amizades e, claro, muitos desenhos.
Julgamos que tudo isto deve ser comemorado e, para isso, a Associação USkP convida os Urban Sketchers de todo o país a participarem num grande evento.
Data: 21 e 22 de Setembro
Local: Mercado de Culturas do Forno do Tijolo, em Arroios, Lisboa. (Estação de Metro Intendente)
Inscrição obrigatória até dia 10 de Setembro para o email: diariosgraficos@gmail.com (neste email deves dizer quantas pessoas vão e se são associadas) 


Exposições

De 20-7 a 25-08 | Antigo Hospital Velho - Viana do Castelo | Desenhos do Alto Minho. Sketching com História | CIM, USkP e USkPN
De 31-08 a 15-09 | Biblioteca Municipal - Vila Nova de Cerveira | Desenhos do Alto Minho. Sketching com História | CIM, USkP e USkPN


Desafio 103 - Portas abertas


publicação mais comentada no desafio do mês de julho é da autoria da Manuela Rolão.
Atenção: Este mês não há desafio. Os desafios vão de férias e regressam em Setembro.

Sem comentários: