Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Agenda dos Sketchers - Janeiro 2019

Editorial de Janeiro


A primeira edição da agenda de 2019 começa com uma mensagem do Nélson Paciência que nos faz o balanço da atividade do ano que passou. Ainda de 2018 a Alexandra Baptista traz-nos o relato de mais um encontro nos Açores, a Ana Luisa Frazão conta-nos a sua passagem pela Compostela Ilustrada e fomos entrevistar a Ketta Linhares, a associada nº 2 da Associação USkP. 
Para começar o ano a desenhar, já no dia 6 o Desenhar por Desenhar  propõe um encontro no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Em Paredes de Coura no dia 12 há mais um encontro do Sketching com História. Depois, no dia 19 de Janeiro vamos ter mais uma oportunidade de desenhar todos juntos. A Associação Urban Sketchers Portugal associou-se ao MAAT na organização do encontro, Desenhar no MAAT , convidando todos a desenharem com os Urban Sketchers. E a 26 de Janeiro regressa, com a participação do António Araújo, o Vamos Desenhar Com ..., este ano repartido entre o Museu do Carmo e o Museu Bordalo Pinheiro. 

Um 2019 cheio de desenhos.

A equipa da Agenda



AGENDA DOS SKETCHERS
Janeiro 2019



Dois mil e dezanove

Por Nélson Paciência

2018 foi um ano longo e desafiante.
Mantivemos as boas iniciativas que vinham de outros anos, como o bem sucedido “Vamos desenhar com”, em parceria com o Museu Arqueológico do Carmo e que vai voltar a acontecer em 2019, com novos e surpreendentes protagonistas; voltámos a ser parceiros do Festival Latitudes em Óbidos, e uma vez mais (a)riscámos o Património, uma iniciativa DGPC e UskP, este ano também com um encontro incrível no Museu dos Coches e do qual resultou uma belíssima exposição;
Para além dos encontros mensais do “Desenhar por desenhar”, tiveram lugar outros encontros organizados pelos grupos regionais e também pelos nossos Associados, momentos determinantes para manter bem vivo o entusiasmo de todos, numa paixão que mudou as nossas vidas e nos faz mais felizes.
Foi também o ano de outras iniciativas, como o “Sketching com História”, promovida pela CIM e que se associa ao programa de comemorações do Ano Europeu do Património Cultural em Portugal. Este projecto, do qual fizeram parte residências artísticas e Encontros em 10 localidades do Alto Minho, terá uma exposição itinerante e da qual resultará um livro.
E foi o ano do Simpósio do Porto, que trouxe a Portugal cerca de 800 participantes de 47 países, naquele que foi o maior, e acreditamos o melhor, Simpósio de sempre. Obrigado a todos aqueles que trabalharam de forma dedicada e apaixonada para que tenha sido um sucesso.
É tempo de recarregar energias e as tinta das canetas, e receber 2019 como um novo ano de desafios, e, esperamos, muitos e bons desenhos.

P´la Direcção USkP
Nelson Paciencia
Encontro 42 | USkPAçores, São Miguel
Por Alexandra Baptista

No dia 15 de dezembro fomos até ao Livramento e entre as 10:30 e as 13:30 a OTM Verde acolheu os Urbansketchers P Açores e deixou-se desenhar em diferentes valências. A OTM é um projeto muito recente que assenta na sustentabilidade agrícola, é uma estufa com 13.000 m2 onde se cultivam legumes em hidroponia. O ambiente, «futurista» e calmo, destaca-se pela inovação e essencialmente pela proximidade ao consumidor. Experienciámos essa relação de proximidade pela forma como fomos acompanhados e nos foram sendo dadas explicações sobre todo o processo e forma de trabalhar. Aos sábados de manhã é possível participar em eventos de U-Pick/ farmer Market. Foi o que alguns fizeram, seguindo algumas orientações, colheram-se e até se cozinharam vegetais. Por volta do meio dia juntaram-se a nós uma série de pessoas para participarem num showcooking (cozinha vegetariana). Ficámos impressionados com a criatividade da conceção da chefe Sónia Melo e apreciámos tudo o que degustámos.



Mais Fotos aqui
Adoro-te Compostela Ilustrada
Por Ana Luísa Frazão

CompostelaIlustrada é já uma marca no meu calendário anual como UnaSemanaDibujandoEnLaCalle, Malagráfica, DeVueltaConElCuaderno e EncontroInternacionalDeDesenhoDeRua.
Participei na primeira edição e o convite para a III Compostela Ilustrada foi inesperado e previa a participação num livro, a apresentação do mesmo e dois workshops durante o evento.
Assim que na primavera lá fui para Santiago com a casa às costas. “Las chicas del Km cero” Marú Godas, Célia Burgos, Nanda Cabaleiro e eu desenhámos os parques por onde entram na cidade os diferentes Camiños, um nunca acabar de zonas verdes e cada uma para seu lado, lá demos conta do recado. Saiu em Julho “O Camiño Urbano natureza no Km cero”.
Em novembro uma Compostela chuvosa, com um programa aliciante e com um Plano B bem definido recebeu os 250 implicados que não arredaram pé das actividades desde manhã até noite dentro. Foi uma alegria rever amigos e verificar que a participação portuguesa vai crescendo todos os anos.
Tive dois workshops cheiinhos de participantes muito curiosos sobre como e porquê colo papéis nos meus desenhos. Com o Miguelanxo Prado dei uma entrevista na rádio, integrei o júri do “Premio Cadernos de Viaxe” e junto com Nanda apresentei o livro. Uma apresentação inesperada da qual não há desenhos … vá-se lá saber porquê?

https://www.compostelailustrada.com/gal/2018
https://www.facebook.com/compostelailustrada/
https://www.instagram.com/compostelailustrada/

Entrevista a Ketta Linhares
Profissão - Construtora de cadernos Laloran
Local onde vives - Mem Martins, Sintra

1. Há quanto tempo desenhas
Desenho desde criança. E sempre gostei de desenhar. Na primária copiava muitos desenhos de livros infantis e depois, na fase da adolescência, passei a desenhar por imaginação e muitas vezes manipulava as imagens que apareciam nos livros escolares. Comecei a desenhar em cadernos e in loco há 10 anos, influenciada pelo Mário Linhares.

2. Há quanto tempo és USk
Desde 2009. E é com uma enorme felicidade que vejo como os USK transformaram a minha vida, permitindo-me ver o mundo de outra forma, partilhar momentos pessoais e contar histórias mudas. O desenho fez-me chegar a lugares inesperados, conhecer pessoas fantásticas e ter o tempo necessário para parar!

3. O que/quem mais inspira os teus desenhos
Gosto muito de desenhar tudo o que não se mexa muito e que não se queixe do resultado final do meu desenho: plantas, paisagens, montanhas, telhados... Por vezes acontece não gostar do resultado final de um desenho e, quando isso acontece vejo uma oportunidade para fazer experiências: faço colagens, experimento materiais novos, tento usar uma técnica que tenha visto algures, escrevo... E quando não tenho mais ideias, mergulho nos blogs, instagrams e nos livros de outros desenhadores!
Nunca me farto de ver os desenhos do José Louro, onde o "menos é mais" e o "branco das páginas conta tanto como a linha preta". Encanta-me o trabalho do João Catarino, com uma forma única de ver o mundo através das sombras! E como poderia deixar de falar do Mário Linhares? Linhas simples, seguras e uma organização incrível na composição das páginas! O trabalho da Veronica Lower e do Felix Scheinberger é brutal, com linhas e manchas soltas de meter inveja! Gosto muito do trabalho da Marina Grechanik e da Suhita Shirodkar, ambas com desenhos cheios de cor e com muita descontração!
Por fim, inspiro-me muito em ilustração infantil, sendo Rebecca Dautremer a minha preferida.

4. O encontro USk mais marcante
Em todos os encontros existem um momento marcante: o da partilha. Deixar os outros verem o meu caderno não foi um processo fácil, pois isso implicaria assumir perante os outros a minha perspectiva sobre a realidade e os meus erros técnicos. Por isso, o encontro que mais me marcou foi um que aconteceu em Reguengo de Monsaraz, mesmo nos primórdios dos UKSp. Ali, para além da tarde de desenho, da mesa redonda, aconteceu o momento da partilha. Todos tinham os cadernos em cima da mesa, menos eu. O José Louro aproximou-se de mim e disse: "então se tu podes ver o caderno dos outros porque é que nós não podemos ver o teu? Coloca o teu caderno em cima da mesa para nós também aprendermos alguma coisa"!

5. Materiais que preferes (cadernos, para desenhar, para colorir)
Tenho imensos materiais dentro da minha mochila. Alguns deles ainda estão por estrear (canetas ecoline, poscas, marcadores fluorcentes, lápis grafite, lápis de cor e lápis de cera aguareláveis, paus de bambu, tinta castanha...). Mas não os quero tirar, nunca se sabe quando é que posso vir a precisar deles! Na verdade, a maior parte destes materiais são para fazer experiências que me obriguem a sair da minha zona de conforto! A caneta preta (à prova de água), a caixa de aguarelas e o pincel com reservatório de água, nunca faltam! São materiais básicos! Mas os meus preferidos são o aparo e a tinta da china!

Um desenho feito pelo Mário Linhares, durante a gravidez do Matias.

Colabora com a Agenda dos Sketchers
Estamos sempre à procura de histórias de encontros e actividades dos urban sketchers em Portugal. Se gostavas de ver a tua história aqui, pergunta-nos como podes fazer, enviando um email para uskp.regionais@gmail.com.
Torna-te associado dos USkP. Descobre como aqui.
Gosta da página de Facebook dos USkP Like https://www.facebook.com/uskportugal/ on Facebook

ACONTECE EM JANEIRO

Exposições

(a)RISCAR O PATRIMÓNIO
Exposição de 12 de outubro a 7 de janeiro
Museu Nacional dos Coches
Exposição dos desenhos efetuados durante o encontro realizado em Maio no Museu Nacional dos Coches.

Encontros

06-01 | Lisboa | Desenhar Por Desenhar-Terminal Cruzeiros de Lisboa | USKP
12-01 | Paredes de Coura | Sketching com história | Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, USkPN e USkP
19-01 | Lisboa | Desenhar no MAAT | USkP e MAAT
19-01 | São Miguel - Açores | DESENHAR COM (XIII) FRIAS MARTINS | USkAçores
26-01 | Lisboa | Vamos desenhar com ... | USkP e Museu Bordalo Pinheiro

Formação


05-01 | Lisboa | Desenho | António Procópio | Academia de Pintura Parque das Nações
06-01 | Lisboa | O desenho e o lugar | Mário Linhares | Fundação Gulbenkian
12-01 | Lisboa | Alfabeto Lisboeta - Private Collections | Mário Linhares | Adega das Gravatas
13-01 | Lisboa | LIFE DRAWING LISBOA | Livraria Ler Devagar na Lx Factory
13-01 | Lisboa | O desenho e o lugar | Mário Linhares | Fundação Gulbenkian
19-01 | Lisboa | Alfabeto Lisboeta - Private Collections | Ketta Linhares | Hortas Urbanas
26-01 | Lisboa | Alfabeto Lisboeta - Private Collections | José Louro | Gulbenkian
27-01 | Lisboa | LIFE DRAWING LISBOA | Livraria Ler Devagar na Lx Factory

Desafio 96 - Trânsito


A publicação mais comentada no desafio do mês de Dezembro é da autoria do João Carvalho que nos abre as perspectivas para o novo ano de 2019 e nos mostra como o desenho nos pode acompanhar mesmo nos momentos mais congestionados do quotidiano.


1 comentário:

Rosário disse...

Bom Ano! E vamos ter muitos desenhos para fazer e partilhar!