Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Praia do Barril - dia 1

A praia do Barril localiza-se no Parque Natural da Ria Formosa, a meio da ilha de Tavira. Uma das singularidades desta praia, é o percurso de acesso, que pode ser feito a pé ou através do comboio turístico, mas ambos permitem contemplar a beleza natural da Ria. Saindo do aldeamento Pedras D'el Rei, passamos pelas vendedoras ambulantes (roupa e fruta), seguindo-se a ponte pedonal de acesso ao apeadeiro do comboio turístico. enquanto uns mais corajosos fazem-se ao caminho, outros resguardam-se à sombra à espera do comboio, contemplando a paisagem.  


Depois de uma agradável viagem de 1 Km, chegamos à zona dunar, onde encontramos um conjunto edificado, hoje totalmente dirigido ao turismo, com lojas, cafés, bares e restaurantes, incluindo o Museu-Restaurante do Atum. Mas antes do glamour do turismo, estas casas albergavam os pescadores da faina do atum e as suas famílias (cerca de 80 famílias). 


Este conjunto era conhecido como Arraial ou Armação e foi construído em 1841, tendo funcionado até 1966. A azáfama da faina deu lugar à descontração e lazer dos turistas. O Arraial tem umas esplanadas e sombras ideais para uma café, uma água e uma leitura, ou então para um desenho. 


Nas dunas encontramos do Cemitério das Âncoras, uma homenagem aos pescadores que aqui trabalharam e à vida dura que tiveram.


Aldeamento Pedras D'el Rei - Construído na década de 1970, com uma área de construção bastante reduzida, onde os espaços verdes predominam. Mais do que um aldeamento, é um local de reencontros de várias gerações, onde se juntam famílias, acontecem namoros de verão, e namoros que dão em casamentos, onde se criam amizades, os amigos do churrasco, da bola, do ténis ou da piscina. O local ideal para descansar. 

3 comentários:

Bruno Vieira disse...

Que desenhos fenomenais, adoro o aldeamento e as diagonais das ancoras.

Rosário disse...

Belo sítio! Esta ria é maravilhosa! Boas férias!E bons desenhos!

hfm disse...

Que belas férias que belos desenhos.