Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 16 de março de 2012

Uma caçada à raposa?




Uttoxeter, 2 de Janeiro de 2012. Hoje em dia a tradicional caça à raposa inglesa é um fenómeno curioso. Por lei não é permitida a caça aos ditos animais, no entanto, nas vilas e aldeias rurais mantém-se o ritual que junta caçadores a cavalo e matilhas de cães na praça principal, antes de sair para a caçada. Os cavaleiros bebem um Porto ou um whisky, o decano faz um discurso à população (apelando às autoridades para voltar a haver permissão para perseguir os bichos) e seguem então para os campos. E que vão fazer, se não podem caçar?
Ao que se diz, antes da saída para o campo há um indivíduo que passa com uma essência de raposa num itinerário pré definido, de modo a que os cães tenham "matéria" para farejar. As coreografias de cerco e perseguição mantéem-se, só não existindo o objecto da caça.
Assim o que em tempos foi uma caçada tornou-se um passeio a cavalo pelo campo.

4 comentários:

Manuela Rosa disse...

A história é encantadora (essência de raposa?)e, com meia dúzia de traços, desenhas um cavalo!

PeF disse...

Olá Filipe, gostei de ler (e ver) a crónica. Oxalá a legislação continue como está - há anacronismos que uma vez ultrapassados não fazem sentido ser recuperados.

Mário Linhares disse...

E tu estiveste lá, é isso?

Tanta coisa interessante a acontecer em todo o lado...

Filipe LF disse...

Obrigado pelos comentários,
A síntese é uma abordagem que me interessa cada vez mais,Manuela.
À partida também sou a favor dessa posição, Pef, mas a questão não é tão simples como parece. Começam a ser relatados problemas de pragas de raposas, que sem predadores, crescem e desequilibram os ecossistemas rurais e até urbanos.
Sim, Mário, estive no centro de Inglaterra na passagem do Ano e recomendo vivamente uma visita.