Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 10 de julho de 2011

XVI Encontro - Benfica

Benfica é o bairro onde cresci, onde passei quase toda a minha vida. Nunca conheci as quintas onde o meu tio caçava Perdizes, tudo o que sempre conheci foi a resultante do urbanismo desregrado dos anos 70 e 80. Ainda me lembro de ver um rebanho ali ao pé da Quinta da Granja - antes do Colombo, antes da estação de metro do Colégio Militar/Luz. Depois veio o Colombo - o embargo no tempo do Sampaio, a aprovação no tempo do Soares. Novas urbanizações no Charquinho, o novo estádio da Luz, a CRIL a rasgar o Bairro de Santa Cruz, as torres do Colombo que não podiam ser pois feriam a paisagem mas agora já podem, no pasa nada. E de Benfica, o que resta da região saloia (dito sem teor pejorativo) que já foi já pouco resta. Vislumbros aqui e além do urbanismo que seguia a Estrada de Benfica, para além da qual ficava a ruralidade ainda patente em algumas (poucas) quintas. Da indústria que outrora houve resta a fábrica Simões a cair aos pedaços, agora um stand de venda automóvel, e o pequeno bairro operário da travessa do Açougue - bem como o pitoresco bairro da Vila Grandela (onde fiz um desenho para o Diário de Viagem em Lisboa). Depois há outro urbanismo, mais moderno - um pouco de arquitectura do Estado Novo. E depois... depois o caos urbanístico dos anos 70 em diante.

Benfica... da ruralidade tragada pela urbe. Benfica, bairro com mais cafés por metro quadrado de Lisboa (pode ser que exagere, não me levem a mal - mas são de facto mais que muitos), onde a calçada é feita de chávenas de pernas para o ar. Benfica-a-bela, pelo menos para mim, que passei aqui tanta da minha vida. E que quando tenho um olhar mais sóbrio penso "porra, isto é feio". Benfica da Quinta da Granja, onde ainda caçam Peneireiros e de quando em vez uma Águia-d'asa-redonda. Benfica dos retalhos, tão bem retratados e defendidos no blog que teve a iniciativa de nos convidar a desenhar este Domingo. Benfica, uma das maiores freguesias de Lisboa, misto de dormitório com bairro com vida própria. Benfica...

Chafariz de Benfica
 
Bem-vindos ao meu bairro.

13 comentários:

Pedro disse...

Bonito, como sempre.
O desenho e o texto.

Alexa disse...

Já tinha visto o desenho esta tarde. E agradeço o e-mail que me enviaste.
Agora fiquei mesmo fascinada com este teu testemunho escrito sobre Benfica!... Porque Benfica é isso mesmo, um sítio feio (cheio de cafés e de prédios), que, talvez, só seja bonito por tudo o que aqui vivemos desde a infância :)

Gostámos muito que tenham aceite o nosso convite!
Gostámos muito de vos conhecer!
Gostámos ainda mais de ver as vossas verdadeiras obras de arte :)
Muito obrigada em nome de todos no "Retalhos de Bem-Fica"! :)

Abraço,
Alexandra.

P.S. - Posso levar este post para partilhar no "Retalhos", com os devidos crédito e menção ao vosso blog?

Manuela Rosa disse...

Pedro, para além do desenho que pude ver ao vivo -lindíssimo!-, adorei o texto que completou o que, graças à Alexandra e Sr. Fausto, aprendi hoje sobre Benfica.Parabéns por um e pelo outro.
Alexandra, muito obrigada pelo que nos proporcionaram - a vossa presença e empenho - num domingo em que a maior parte descansa-, o mapa com todas as informações,...e a alegria e satisfação com que nos receberam! Gostei tanto! Esperamos assim contribuir para a defesa do património de Benfica.Continuarei a seguir o vosso blog.Vejo que as memórias não se perdem e que as partilham.O desenho ajuda a não esquecer também.Até breve!
Um abraço.

Alexa disse...

Muito obrigada pelas suas palavras, Isabel! :)

Soube-nos muito bem estar convosco e dar-vos a conhecer um pouco da nossa freguesia!

Para breve teremos mais algumas actividades, não só relacionadas com a defesa do património, mas, também, com a tentativa de estreitar os laços entre os vizinhos e tornarmo-nos uma comunidade mais coesa e solidária.

Vamos mantendo-nos em contacto sobre os nossos e os vossos projectos :)

Beijinhos,
Alexandra.

Unknown disse...

Benfica não é bonita (infelizmente) mas ainda é um bairro com vida própria :)

hfm disse...

Conheço mal Benfica; contudo, ainda me lembro e bem, de alguns pick-nicks feitos com a malta do liceu na mata de Benfica... e acredita tenho saudades.

Filipe LF disse...

Parabéns Pef.
O teu bairro ficou muito bonito!
Abraço

Anónimo disse...

Conheço mal Benfica e encontrei beleza no teu bairro. Algumas pessoas passavam indiferentes mas outras não, curiosas do que faziamos, perguntavam e emocionaram-se por estarmos a destacar os recantos do seu bairro para desenhar.
Mal sentada numa rua estreita na tentativa de captar umas casitas velhas com o ar de que se tinham perdido no tempo, oiço do alto do primeiro andar uma senhora que me queria abrir a porta para me facilitar a vida a desenhar e eu mostrei-lhe o que tinha feito e foi bastante simpática, achando muito bem desta iniciativa. Mais à frente já a rabiscar o chafariz, passa um homem que emocionado falou do seu chafariz onde em tempos brincara e também quis saber quem éramos e vi que ficou contente por darmos importância ao seu bairro.
A beleza encontrei-a nas pessoas do teu bairro de Benfica e da sua dimensão humana e só por isso valeu a pena. Valeu a pena também rever-te e à beleza dos teus desenhos, continua igual a ti próprio.
Conheci novas pessoas com quem me identifico e espero continuar a conviver nesta linguagem comum que nos une, desenhar...
Bjs Angela P.

PS: Gostaria de poder publicar no blog os desenhos que fiz em Benfica, mas não sei como fazê-lo.

PeF disse...

Muito obrigado a todos.

Pedro: Fiquei contente com o desenho, a páginas tantas pensei que não ia ficar decente - mas um pouco de lápis de cor deu-lhe a volta.

Alexandra: Foi uma excelente iniciativa, havemos de a repetir mesmo que independentemente aos encontros Urban Sketchers. E claro que podes levar este relato pessoal para o 'Retalhos de Bem-fica'. Vamo-nos vendo por este nosso bairro.

Manuela: O trabalho da Alexa, do Fausto, do Mário e de todos os que participam e dinamizam as ações e blog 'Retalhos de Bem-fica' são louváveis. A mim agrada-me que, através de uma coisa tão simples como um diário gráfico e de um ato tão simples como desenhar algo se aprenda mais sobre os sítios onde estamos e vivemos. É uma nossa forma de expressar a nossa cidadania - tomando o pulso ao que nos rodeia.

Mário: E é isso precisamente que diferencia Benfica - a vida que não se fica pelo dormitório. E tem recantos bonitos, perdidos no meio de tanta rebaldaria urbanística, mas isso ambos sabemos.

Helena: Guardo excelentes recordações da Mata de Benfica (ou Parque Silva Porto). O ano passado fui até lá, já não lá ia há mais de vinte anos. Parecia-me tudo tão grande na altura. Era o passeio de Domingo, ir dar pão aos patos e comer um nougat.

Filipe: Fiquei surpreso com o resultado. Já há que tempos que andava para desenhar o chafariz - para aquele challenge do património, lembras-te? Foi desta.

Ângela: É engraçado como as pessoas reagem quando percebem que há quem se interesse por onde vivem. Sentem-se valorizadas - e retribuem de maneiras inesperadas. E a interação com os locais acaba por ser uma das facetas mais aliciantes disto de desenhar na rua. Quanto à publicação, sugiro que envies o teu texto e as imagens para o seguinte mail: diariosgraficos@gmail.com

Fausto disse...

O nosso Chafariz, o Chafariz Grande, a piscina das crianças pobres da Freguesia de Benfica! Excelente o desenho que já tinha observado, com emoção, no Domingo durante o encontro. O texto, magnífico! Um dia, ainda havemos de conversar sobre as quintas. Guardo algumas fotos dos anos 40 e 50 do século XX. Ah! E a Cascata Monumental de que muita gente fala e ninguèm a viu e que, criminosamente, foi destruída! E a quinta onde nasci e onde, mais tarde, plantaram o tal Estádio da Luz? E se mracássemos um encontro com a projecção dessas imagens? E comentar cada uma delas?

Pedro Mamede disse...

Pedro, excelente desenho, como sempre, e como de costume com aves à mistura. Gostei de conhecer esta parte de Benfica, e sobretudo de saber por ti e pelo teu texto algumas histórias de uma memória e um lugar que se perderam. Sinto o mesmo em relação ao Cacém onde nasci e cresci, e onde subia ao terraço e via campo e pinhal à minha volta... hoje já não... e são estes os novos tempos...

PeF disse...

Fausto: parece-me uma excelente ideia. Eu tenho todo o interesse em ver essas imagens da Benfica desaparecida, e ouvir contar histórias deste bairro.

Pedro: E o pior é que, depois de tanta casa construída e tanta coisa arrasada, a construção continua, o arrasamento continua. Para quê? Continuamos sem casa - e com mais casas que habitantes. E ao mesmo tempo com os núcleos das cidades - como Lisboa - a cair aos bocados. A sangria de Lisboa para os subúrbios está a deixar a capital num modelo de cidade americana - com um 'rotten core'. Com a diferença que aqui, os subúrbios se tornaram tudo menos idílicos (corrijam-me se estou enganado). Portugal é mesmo um país louco (ou de loucos). Enfim, divago... voltando ao tema - e porque não um encontro no Cacém, ou noutro subúrbio? Era uma excelente oportunidade para descobrir locais que nos são próximos (e por vezes tão distantes) e olhar para eles com outros olhos.

zeta disse...

Infelizmente não me foi possivel estar presente no Encontro em Benfica. Contudo, acompanhei esta sua sequência em texto e imagem. Com toda a sinceridade gostei, especialmente da avezita junto à fonte - tinha de ser! Até amanhã, Professor.