Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
terça-feira, 5 de março de 2019
segunda-feira, 4 de março de 2019
Despeço-me da beleza do Inverno
Porque a vida é feita de ciclos e os que passam são a semente dos que virão, despeço-me da beleza do Inverno, com a sua luz suave, com estes lírios roxos, que me fizeram companhia nos momentos em que ia para o jardim apanhar a dose diária de sol.
Estes foram pintados com o sumo da própria flor, que se concentra e escorre quando elas murcham e ficam pendentes, antes de começarem a mirrar e secarem. Pego na flor assim, já murcha, e pinto directamente com ela, segurando-a entre dois ou três dedos. As mãos também ficam roxas, o que faz parte do prazer deste processo.
Périplo por pátios e vilas, Marvila
A propósito de um convite por causa dos desenhos das Vilas, regressei à parte oriental da cidade de Lisboa, para orientar um workshop pelas vilas e pátios, no âmbito do Projeto Relâmpago, organizado pelo NucleAR (Núcleo de Estudantes de Arquitetura do Instituto Superior Técnico).
![]() |
| Périplo por pátios e vilas, Marvila, Lisboa Oriental, 18 de fevereiro de 2019. |
![]() |
| Périplo por pátios e vilas, Marvila, Lisboa Oriental, 18 de fevereiro de 2019. |
Mercado da Ribeira - Desenhar ... por Desenhar
No próximo Domingo dia 10 de Março das 15h às 17h30 mais um Encontro “Desenhar... por Desenhar” desta vez no Mercado da Ribeira ali para o Cais do Sodré. É um regresso às origens, quando ninguém nos conhecia, ninguém nos convidava para fazer exposições, livros e outros eventos. Quando só desenhávamos porque gostamos de desenhar.
Interior do Mercado da Ribeira. Desenho de Teresa Ruivo
Interior do Mercado da Ribeira. Desenho de Teresa Ruivo
domingo, 3 de março de 2019
Desafio 99 - A Primavera está a chegar!
A PRIMAVERA ESTÁ A CHEGAR! - Desafio 99. Até 25 de Março. Atenção às regras, nomeadamente à etiqueta: Desafio99 (sem espaço).
sábado, 2 de março de 2019
Sol de Inverno
Associamos Carnide a Festas Populares, a sardinhadas, a naco na pedra...
A Carnide que desenhámos esta quarta feira estava diferente: quase deserta, fria, de um lado o céu negro ameaçando chuva...e do outro o sol de Inverno tornando luminosa a paisagem.
Estava irresistível para pintar! E valeu a pena, embora tivessemos enregelado por não darmos pelo tempo a passar.
Enfim, nada que um sketcher não tenha já experimentado...
A Carnide que desenhámos esta quarta feira estava diferente: quase deserta, fria, de um lado o céu negro ameaçando chuva...e do outro o sol de Inverno tornando luminosa a paisagem.
Estava irresistível para pintar! E valeu a pena, embora tivessemos enregelado por não darmos pelo tempo a passar.
Enfim, nada que um sketcher não tenha já experimentado...
sexta-feira, 1 de março de 2019
Salto do Cavalo
Tentei avistar a lagoa das Furnas do Salto do Cavalo, mas a densidade atmosférica bloqueou-me o vislumbre.
(Grafite e marcador) «insitu»
(Grafite e marcador) «insitu»
Agenda dos Sketchers - Março 2019
| ||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||
|
O Café de São Bento
É sempre muito bom jantar no Café de São Bento! Segundo dizem, "o melhor bife de Lisboa". Concordo!
Subscrever:
Mensagens (Atom)

























Colabora com a Agenda dos Sketchers





