Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
domingo, 24 de fevereiro de 2019
Bem-vindos à Salgueirinha
No pós Abril
de 74, um grupo de amigos teve uma ideia que mudaria para sempre as suas vidas:
“e se construíssemos o nosso próprio bairro e pudéssemos viver em comunidade
partilhando recursos?”. Nasceu, assim, a Salgueirinha. Um bairro no campo, um condomínio
aberto, um lugar cuidado por um conjunto de jovens famílias que ali iniciaram
uma família maior.
A Ana é filha
da Salgueirinha. Neste dia estava especialmente bonita. Grávida de termo. Tão
feliz pela expectativa do que aí vinha, mas também por partilhar com os amigos
o lugar onde cresceu.
Os pais da
Salgueirinha têm aquele ar saudável de quem tem sempre o que fazer mas sempre
tempo para os outros. Tempo para fazer casas na árvore e tempo para brincar
dentro delas.
Hoje, publico
estes desenhos e o Benjamim já nasceu. É um neto da Salgueirinha. Tudo o que
lhe desejo é que possa construir casas na árvore e criar galinhas.
sábado, 23 de fevereiro de 2019
Castro do Zambujal
Castro do Zambujal
Uma tarde bem passada, na despedida ao Jota Clewton
Uma tarde bem passada, na despedida ao Jota Clewton
Mais fotografias https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1043270435875095&set=pcb.1043273265874812&type=3&theater
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
Desenhar por desenhar... no pavilhão Carlos Lopes
Não pude ficar até ao final do encontro, mas um tempinho no interior do pavilhão e mais um bocadinho no exterior deram para encher uma dupla página.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Cerveira em três tempos
Era o último encontro da série "Sketching com História", que percorreu todo o Alto Minho, pelo que não quis faltar, apesar do tempo miserável. Chuva e ventania com fartura na viagem até um dos pontos mais a norte do país, mesmo na fronteira do Rio Minho com Espanha. Cheguei tarde, já à hora do almoço, ouvindo umas piadas sobre aparecer só para comer (eheh!). Mas da parte da tarde lá respondi às encomendas. Com as mãos geladas, desenhei primeiro a entrada para o castelo medieval:
Depois, dentro da fortaleza, a Casa dos Governadores, com a muralha à esquerda, a Igreja da Misericórdia no enfiamento e a montanha ao fundo:
E, por fim, as muralhas propriamente ditas (tanto granito!), com líquenes e musgos agarrados às frestas, desenho que foi brindado com uma chuva muito persuasiva. Dei por terminada a minha missão.
A fotografia do fim da tarde mostra um grupo já desconcentrado, ansioso por voltar para o quentinho do autocarro. Mas eu, na primeira fila, ainda faço jus ao mote "Ao mau tempo, boa cara!"
Montemor-o-Novo
Um dia solarengo para receber o 69º Encontro de Évora Sketchers. Centramo-nos no Castelo e sua envolvente que tem muito para desenhar.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
Vamos desenhar com... André Duarte Baptista
No passado sábado rumei a Lisboa na companhia do Paulo J. Mendes para desenharmos com um grande amigo comum... o André Duarte Baptista.
Foi a minha estreia neste tipo de encontros e gostei tanto que se a distância que nos separa não fosse a que é, estaria lá sempre presente. E o Museu do Carmo, que não conhecia, é lindíssimoooo!
Adorei a apresentação do André, confirmando-nos a sua imensa paixão pelo desenho, pelo Património e pelas pessoas. Parabéns André!
E os amigos do André que nossos amigos são, eram tantos e tão bons que acabei por perder-me mais no convívio do que a desenhar.
Um sábado maravilhoso! Obrigado André! Obrigado USkP!
Foi a minha estreia neste tipo de encontros e gostei tanto que se a distância que nos separa não fosse a que é, estaria lá sempre presente. E o Museu do Carmo, que não conhecia, é lindíssimoooo!
Adorei a apresentação do André, confirmando-nos a sua imensa paixão pelo desenho, pelo Património e pelas pessoas. Parabéns André!
E os amigos do André que nossos amigos são, eram tantos e tão bons que acabei por perder-me mais no convívio do que a desenhar.
Um sábado maravilhoso! Obrigado André! Obrigado USkP!
Subscrever:
Mensagens (Atom)





























