Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Aveiro com muito sol


Bem-vindos à Salgueirinha


No pós Abril de 74, um grupo de amigos teve uma ideia que mudaria para sempre as suas vidas: “e se construíssemos o nosso próprio bairro e pudéssemos viver em comunidade partilhando recursos?”. Nasceu, assim, a Salgueirinha. Um bairro no campo, um condomínio aberto, um lugar cuidado por um conjunto de jovens famílias que ali iniciaram uma família maior.
A Ana é filha da Salgueirinha. Neste dia estava especialmente bonita. Grávida de termo. Tão feliz pela expectativa do que aí vinha, mas também por partilhar com os amigos o lugar onde cresceu.
Os pais da Salgueirinha têm aquele ar saudável de quem tem sempre o que fazer mas sempre tempo para os outros. Tempo para fazer casas na árvore e tempo para brincar dentro delas.
Hoje, publico estes desenhos e o Benjamim já nasceu. É um neto da Salgueirinha. Tudo o que lhe desejo é que possa construir casas na árvore e criar galinhas.

 


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019


Desenhar com...André Duarte Baptista

Museu do Carmo

Desenhar por desenhar... no pavilhão Carlos Lopes


Não pude ficar até ao final do encontro, mas um tempinho no interior do pavilhão e mais um bocadinho no exterior deram para encher uma dupla página.

Feito no Eixo Central de Lisboa





Uma boa maneira de apanhar sol.
Museu do Dinheiro
Gulbenkien
Gulbenkian
Campo Mártires da Pátria

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Cerveira em três tempos


Era o último encontro da série "Sketching com História", que percorreu todo o Alto Minho, pelo que não quis faltar, apesar do tempo miserável. Chuva e ventania com fartura na viagem até um dos pontos mais a norte do país, mesmo na fronteira do Rio Minho com Espanha. Cheguei tarde, já à hora do almoço, ouvindo umas piadas sobre aparecer só para comer (eheh!). Mas da parte da tarde lá respondi às encomendas. Com as mãos geladas, desenhei primeiro a entrada para o castelo medieval:


Depois, dentro da fortaleza, a Casa dos Governadores, com a muralha à esquerda, a Igreja da Misericórdia no enfiamento e a montanha ao fundo:



E, por fim, as muralhas propriamente ditas (tanto granito!), com líquenes e musgos agarrados às frestas, desenho que foi brindado com uma chuva muito persuasiva. Dei por terminada a minha missão.



A fotografia do fim da tarde mostra um grupo já desconcentrado, ansioso por voltar para o quentinho do autocarro. Mas eu, na primeira fila, ainda faço jus ao mote "Ao mau tempo, boa cara!"


Levada e Azenha do Minante

NÓS E OS CADERNOS 2018.
Percorremos o Trilho das Azenhas das Antas. Lindo!!!

Um café no Corval

Um café, dois dedos de conversa e um desenho.

Montemor-o-Novo

 
Um dia solarengo para receber o 69º Encontro de Évora Sketchers. Centramo-nos no Castelo e sua envolvente que tem muito para desenhar.

A não perder



A partir de amanhã os desenhos do Luis Pedro Cruz vão estar na Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana. A não perder este olhar sobre a Parede e Carcavelos!



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Vamos desenhar com... André Duarte Baptista

No passado sábado rumei a Lisboa na companhia do Paulo J. Mendes para desenharmos com um grande amigo comum... o André Duarte Baptista.
Foi a minha estreia neste tipo de encontros e gostei tanto que se a distância que nos separa não fosse a que é, estaria lá sempre presente. E o Museu do Carmo, que não conhecia, é lindíssimoooo!
Adorei a apresentação do André, confirmando-nos a sua imensa paixão pelo desenho, pelo Património e pelas pessoas. Parabéns André!
E os amigos do André que nossos amigos são, eram tantos e tão bons que acabei por perder-me mais no convívio do que a desenhar.
Um sábado maravilhoso! Obrigado André! Obrigado USkP!


Ria de Faro

Sol, calor, férias... saudades.

Sketching com História em Arcos de Valdevez - Dia 3