Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 26 de janeiro de 2019

Colar Histórias nos Cadernos

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino
 
Extraordinário Workshop
 
Só a Ana Luísa para convencer a fazer estas experiências…
 
 
 
 
 
 
 Um dia muito bem passado...

Fim de tarde no MNAA

Um final de tarde de sketching no jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, de frente e de costas para o rio, a tentar aproveitar os raios de sol que passavam por entre a folhagem.





quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Café Girassol - Viana do Castelo

Um café com tempo, sábado de manhã.

É Proibido Aguarelar


Durante a organização do encontro houve um pormenor logístico que me deixou muito desconfortável: a proibição de utilização de aguarela no interior do museu.
Ainda bem que às vezes as circunstâncias nos obrigam a fazer coisas diferentes. Esqueço-me de como gosto da experiência de desenhar com linha, riscando com muita força, com muita atenção. Gosto essencialmente de me sentir balizada. Uma baliza muito pequena onde não entra golo nenhum. Gosto de não saber a orientação das arestas, ter dúvidas sobre os ângulos, deixar de ouvir, não almoçar, não saber que horas são, não ter frio, não ter calor, não ter dores nem nas pernas nem nas costas.

MAAT

...aproveitei para finalmente conhecer o MAAT

 






Minis no bar do Barco


Em resposta ao desafio deste mês "Luz" posto aqui um desenho de 2018. 
Apanhei um grupo a beber umas minis no bar do Ferry, na viagem para Lisboa. Enquanto uns adormeciam ou jogavam no telemóvel, aquele grupo estava animado. Eu também ia animado para o jantar de Natal da empresa. Um desenho de 15m para me lembrar desse serão.

Museu de História Natural de Sintra

Dinossauros "Diplodocus", e "Deinonychus", ambos patentes no Museu.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Instituto Português de Reumatologia

A Sala de espera…
 


Coruchéus

Muito frio e breves momentos de um sol muito tímido e pálido nesta pausa para almoço com direito a estudar novos cenários para desenhar e experimentar as aguarelas que me ofereceram no fim-de-semana.
Hoje foi a vez da Biblioteca Municipal dos Coruchéus.



Coimbra

Museu Nacional Machado de Castro.

MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia.

Encontro dos Urban Sketchers de Portugal, no Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, em Belém.
"Over Flow", instalação individual de Tadashi Kawamata, na Galeria Oval do MAAT, impressiona por toda ela ser composta de resíduos retirados da nossa costa Portuguesa. O artista Japonês convida os visitantes a mergulhar numa paisagem marítima cada vez mais poluída, em especial, cheia de Plásticos.

A instalação de Tadashi Kawamata.

Inauguração da Exposição "Angola: Muxima, Desenho e Texto"

 
Falta uma hora para inauguração. 'Bora lá?
(Jornal "O País" de Angola)

Lisboa

MAAT

António Araújo no "Vamos desenhar com..."

No próximo sábado dia 26 de Janeiro vamos iniciar o “Vamos desenhar com… (2019), agora no Museu Bordalo Pinheiro em Lisboa (Campo Grande), com o António Araújo. Vamos ouvir a sua experiência em desenhar de observação até chegar à técnica que usa actualmente. Já é o terceiro ano que decorre esta iniciativa organizada pelos USkP.

Apareçam agora num novo espaço. Das 15h às 17h30


terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Arquitecturas em Castro Verde


Manhã de Inverno na Areia Branca

Hoje o dia frio e ventoso levou-me à beira-mar. A praia que me fica mais perto e a mais povoada do concelho da Lourinhã (de Inverno e Verão) é a da Areia Branca, que hoje estava quase deserta... Cedo, entre as 10 e as 11 horas da manhã, quase não se viu vivalma. Ainda para mais, era dia de folga semanal da "Pizzaria da Praia" e as senhoras que foram à ginástica no "Vigia" foram poucas, e, encolhidas, rapidamente entraram e saíram.

Um edifício emblemático da Praia da Areia Branca, nas arribas da beira-mar, é o do Edifício "Vigia", da Associação "Grupo dos Amigos da Praia da Areia Branca".
A "Pizzaria da Praia", num dos extremos do mesmo edifício, é um local aprazível onde se pode saborear uma boa refeição ou lanchar, apreciando a bela paisagem marítima, visível das grandes janelas viradas ao mar. 

Encontro USKP no MAAT

Mais um encontro organizado pelos USKP e que levou muitos Sketchers a desenharem o museu.
Para alguns, também foi a oportunidade de conhecerem o MAAT.

Over Flow




Little Boy


Sete Cidades

As Sete Cidade são um pequeno paraíso que não me canso de revisitar.

O MAAT, cá fora

Desenhar a partir das escadas do MAAT. Para a esquerda e para a direita.