Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
sexta-feira, 4 de janeiro de 2019
O último e o primeiro
O último desenho de 2018, em S. João da Serra...
e o primeiro de 2019, em Muro, junto ao Rio Vouga, na primeira caminhada matinal de 2019.
quinta-feira, 3 de janeiro de 2019
Detalhes de Paris

"Quando fores à Opera, não te esqueças de passar antes pelas Galeries Lafayette!"- era a recomendação do pai.
Como cheguei alguns minutos antes da hora de abertura, ainda me entretive a desenhar o letreiro do metro, enquanto um grupo de senhoras aguardava impacientemente junto à porta.
Depois de uma manhã de distrações no metro, um piquenique junto ao Sena, com vista para a Pont Neuf
A livraria "Shakspeare and Company" também foi uma boa sugestão. Por sorte era um dia de chuva e nem estava assim tão confuso como se tinha anunciado. Lá dentro estava tão quentinho e à medida que avançávamos pelas salas, a vontade de sentar nos banco, cadeirões e almofadas ia crescendo. Não resisti ao gato.
A Basilique Cathédrale de Saint-Denis
E os vasos mais catitas do Louvre!
Estes e outros detalhes aqui.
Bons passeios e bons desenhos em 2019!
Desenhar por Desenhar
No próximo Domingo, dia 6 de Janeiro, o "Desenhar por Desenhar" é na zona do novo terminal de cruzeiros de Lisboa. Junto à Estação de Santa Apolónia.
Ponto de encontro:
Entrada principal do edifício do novo terminal de cruzeiros de Lisboa. Às 10.30h.
Apareçam!
Ponto de encontro:
Entrada principal do edifício do novo terminal de cruzeiros de Lisboa. Às 10.30h.
Apareçam!
Aqueduto visto da rua 8, Campolide
Primeira pintura de 2019 depois das Festas. Frio de rachar, vista deslumbrante.
Foi na rua 8 do Bairro da Calçada dos Mestres que eu e a Leonor começámos a desenhar. A pintura foi já feita na rua 2 (a vista era praticamente a mesma) mas...dentro do carro, como faz a Shari :-)
Com tanta pausa festiva vou ter que praticar mais...
Beijinhos e um Feliz 2019 para todos os sketchers!
quarta-feira, 2 de janeiro de 2019
O primeiro desenho de 2019
Ontem fui até à Aldeia da Mata Pequena uma pequena aldeia perto da Igreja Nova-Mafra, que merece uma visita (ou várias). Ver aqui.
O passeio foi com a família por isso tive de acelerar o traço. Apesar de gostar muito de desenhar como se não existisse tempo, sinto que quando sou pressionado resulta uma linha mais espontânea. Gosto disso. Desenhar sem medo é como os desportos radicais. Não há como pensar faz-se e pronto. A cor teve de ser aplicada depois porque a mais pequena já não aguentava mais. Mas até gosto de usar a memória para aplicar a cor.
No próximo sábado vou começar um workshop de desenho (VEJAM AQUI). Este é um dos exercícios que vamos fazer, desenhar bem perto e sem ter medo de adulterar a perspectiva para fazer caber tudo no papel.
BOM 2019 cheio de desenhos e coisas criativas. Deixem-se levar..........
O passeio foi com a família por isso tive de acelerar o traço. Apesar de gostar muito de desenhar como se não existisse tempo, sinto que quando sou pressionado resulta uma linha mais espontânea. Gosto disso. Desenhar sem medo é como os desportos radicais. Não há como pensar faz-se e pronto. A cor teve de ser aplicada depois porque a mais pequena já não aguentava mais. Mas até gosto de usar a memória para aplicar a cor.
No próximo sábado vou começar um workshop de desenho (VEJAM AQUI). Este é um dos exercícios que vamos fazer, desenhar bem perto e sem ter medo de adulterar a perspectiva para fazer caber tudo no papel.
BOM 2019 cheio de desenhos e coisas criativas. Deixem-se levar..........
PoSk #52
Ainda não fiz os primeiros desenhos do ano mas os últimos de 2018 são estes, resultantes do encontro PoSk #52 no último sábado do ano. Aconteceu na Estação de São Bento com a boa companhia de sempre, e ainda recrutamos uma sketcher Italiana que por alí desenhava :)
Bom ano e muitos desenhos!
Bom ano e muitos desenhos!
Fluviário de Mora
O Fluviário de Mora é dedicado aos ecossistemas de égua doce e vale a pena ser visitado.
A envolvente natural do edificio é muito bonita. Fazer o passadiço do Parque Ecologico do Gameiro , ao longo da Ribeira da Raia, é muito gratificante : Uma bela caminhada e uma deslumbrante paisagem. Experimentem.
Leonor Janeiro
A envolvente natural do edificio é muito bonita. Fazer o passadiço do Parque Ecologico do Gameiro , ao longo da Ribeira da Raia, é muito gratificante : Uma bela caminhada e uma deslumbrante paisagem. Experimentem.
Leonor Janeiro
terça-feira, 1 de janeiro de 2019
Desenhar por desenhar
No próximo Domingo, dia 6 de Janeiro, o "Desenhar por Desenhar" é na zona do novo terminal de cruzeiros de Lisboa. Às 10.30h
Apareçam!
Apareçam!
Agenda dos Sketchers - Janeiro 2019
| ||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||
|
Subscrever:
Mensagens (Atom)


































Colabora com a Agenda dos Sketchers
