Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta vanessa branco. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta vanessa branco. Mostrar todas as mensagens

domingo, 25 de março de 2012

6ª, sábado e domingo





6ª feira
Uma sombra açoriana.
Em frente à minha casa, tenho uma vista privilegiada. Tenho um grande pasto com vacas, milho, erva de pasto, conforme a época. O sol põe-se para este lado e por vezes faz uns finais de tardeassim, em que fico com o céu em vários tons e apenas com o recorte das árvores e montes. Não sei fazer as cores exatas mas, fiquei contente com o resultado final pois, se há coisa que me dá um grande prazer é ficar ali, à janela, a ver o fim de dia. Não se engane quem pensa que só ouço passarinhos, não, tenho uma estrada bem movimentada logo à porta mas assim, até parece que nada mais se ouve a não ser o dia a acabar.



sábado,
Brincadeiras de irmãs no parque urbano de Ponta Delgada
Agora que faço parte deste projeto tenho uma jovem companhia, a Íris, minha pequena irmã de 9 anos que adora a ideia de ir passear comigo e desenhar. Ela fez o seu desenho primeiro, sem medo :), e depois foi fazer diabruras para aparecer no "retrato" também.

domingo
A magia das sete cidades,
Lá fomos nós de novo, eu e ela, fazer um passeio pedestre e desenhar à beira da lagoa verde nas Sete Cidades, agora que o processo de eutrofização da lagoa começa a dar sinais de estar a ser controlado, podemos voltar a ver de novo, as cores azul e verde de cada uma delas. Esta é a verde, a azul fica para a próxima. Não fosse o vento, tínhamos ficado mais um pouco.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Alto da mãe de Deus


Hoje foi um dia com muita chuva, chuva em demasia mas, a terra precisa e março é marçagão, de manhã inverno à tarde verão. São agora 18h30 e as nuvens começam a desaparecer e os últimos raios de sol deste dia 21 teimaram em espreitar. O Alto da Mãe de Deus, é um sítio que gosto muito em Ponta Delgada, tem uma pequena igreja, isolada no topo de uma encosta, tal qual uma cereja no topo do bolo. Aqui, parece que as preces chegam mais depressa ao céu. :)

domingo, 18 de março de 2012


Nos Açores também há sol. Este ano então, para além de termos tido um inverno ameno, o que é normal por estas bandas, tivemos também um inverno seco, comparado com outros anos mas, nunca se sabe o que o abril nos tem reservado.

Ontem, o dia foi maravilhoso e depois de ter dado aulas aos meus alunos, na esplanada das portas do mar, fui almoçar e decidi que não iria desperdiçar o lindo dia que tinha à minha frente. Fui até à praia e foi aí que, no estacionamento entre as praias do Pópulo e das Milícias estão, à beira-mar plantadas, as esculturas em basalto que desenhei com o mar em plano de fundo. Lamento mas, não consigo lembrar-me do autor das mesmas mas sei que era um escultor japonês a viver aqui.

Depois ainda fui tomar café à marginal e foi então que decidi desenhar uma parte das portas do mar, onde atracam os navios cruzeiro e onde acontece muita animação noturna. teria ficado a desenhar a panorâmica do sítio onde estava sentada, se não tivessem começado a acumular-se as características nuvens que costumam salpicar o nosso céu e que fizeram com que eu, armada em esperta e vestida apenas com uma indumentária primaveril, tivesse que me ir embora toda arrepiada. Reparem que em ambas existe uma montanha mais ao longe, é o mais alto vulcão da ilha, a montanha do fogo, onde se pode contemplar a magnífica lagoa do fogo. Aqui, praticamente todos os montes, são vulcões!

Os caderninhos, são pequeninos mas, assim, tenho a certeza que vão sempre comigo ;)