Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta van. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta van. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 18 de outubro de 2011

HOJE: Os cadernos de Viagem de Delacroix e Gauguin

Como sabem, serviço educativo do Museu Arqueológico do Carmo organizou um ciclo de sessões de desenho sob o tema A Viagem e o Diário Gráfico. Tem havido workshops e hoje há uma conferência interessante, com Laís Guaraldo (São Paulo). Ficam desde já convidados a participar.

18 Outubro (3ªfeira). 19hConferência de Laís Guaraldo. “Os cadernos de Viagem de Delacroix e Gauguin” (Entrada Gratuita mas sujeita aos lugares disponíveis).


Laís Guaraldo e Eduardo Salavisa - Sketchcrwal 15-10-2011.


Detalhe do diário gráfico de Laís Guaraldo - Sketchcrwal 15-10-2011.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Desenhos e novas tecnologias

Cada vez que tenho oportunidade experimento a desenhar num iPAD. Não é a mesma coisa que o papel e caneta, mas não deixa de ser interessante. Quem me vê diz que é como se eu tivesse as mãos cheias de tinta. E é verdade, faço um desenho como se não pudesse voltar atrás e apagar :)

Partilho aqui um desenho que fiz do meu pai, num iPAD que não vou dizer onde estava. O desenho ficou lá, e eu só guardei este registo.
 Espero que gostem! Não é nada que se compare aos desenhos do Jorge Colombo, mas o que interessa mesmo é o prazer do traço - não é? ;)

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Challenge XVII



é nesta perspectiva que as pessoas espreitam as minhas páginas. e não vale a pena mostrar o meu ponto de vista, pois nunca verão o mesmo que eu, principalmente nas páginas em branco. :)


um bem haja aos sketchers e ao prazer de desenhar, bem ou mal, o que nos toca naquele momento.


beijos e abraços a todos!

segunda-feira, 1 de março de 2010

V encontro



fui, e cheia de preguiça lá fiz um rabisco à chuva.
ao menos foi o motor para desenhar mais tarde. :)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

challenge ix - em grafite aguarelável



grafite aguarelável Viarco sobre papel

parte do meu reflexo num vidro de um móvel que não cheguei a desenhar, e nem sei se vou concluir o desenho... pelo menos desta vez consegui participar! tenho tido imenso trabalho e se desenho 1 vez por semana já é muito.

esta foi uma experiência engraçada: foi a 1ª vez que experimentei a sério a grafite aguarelável, e porque acho estranho desenharmo-nos a nós próprios, trata-se apenas um reflexo, não é a 3D, e assumir a mesma posição e expressão várias vezes também não é nada fácil!

também senti que ver o desenho digitalizado ajuda a criar distância e objectividade em relação ao que me saiu das mãos, e a auto-crítica acaba por ser mais proveitosa.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Almoço 08-12-2009: Xarém com Berbigão

Para começar passámos pela banca do marisco no mercado para comprar os berbigões. Aproveitei para desenhar outros animais do mar (ainda por colorir). Depois, em menos de 30 minutos a minha irmã preparou o almoço: abriu os berbigões e fez as papas de milho na Bimby.



Juntou-se os berbigões às papas e voilà! Xarém com berbigão - um prato típico algarvio (ainda meio colorido). Também se faz xarém com outro marisco, por exemplo conquilhas (que não havia à venda).


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ainda do IV encontro

[falta-me a folha da 2ª árvore...]


Neste IV encontro estive virada para a natureza, com muita conversa pelo meio, como é costume. Aproveitei para apanhar algumas folhas caídas que neste momento ainda aguardam destino. Deixo aqui 2 páginas dessa tarde, uma a lápis de cera e a outra a aguarela.

Tenho muito que aprender, mas o tempo é escasso. Estes encontros são sempre impulsionadores da prática - do desenho e da conversa! -, o que é bom, mas o que realmente importa é o prazer que o desenho nos dá. :)