Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta tcl. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta tcl. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 14 de abril de 2010

segunda-feira, 29 de junho de 2009

sábado no zoo

A Mónica desafiou os alunos do seu workshop de diário gráfico para um sábado no Zoo a desenhar bicharada. Depois de pagarmos 16 (dezasseis) euros pela entrada e levarmos um carimbo de uma substância misteriosa na mão para garantirmos saídas e entradas no recinto sem bilhetes "reciclados" lá fomos de cadernos e lápis na mão.

A entrada é cara mas vale bem a pena. O Jardim Zoológico está muito bem arranjado e os animais não têm o ar triste e deprimido que tinham nas jaulas da minha infância. Só faltam mais bancos virados para os bichos. Estranhamente, a maioria está virada para quem passa... Não lembra!

Por hoje deixo-vos a leveza dos flamingos e o peso dos rinocerantes. Aquele que me serviu de modelo estava a almoçar e raramente tirava a cabeça da manjedoura. Nestas ocasiões, o remédio é aproveitar os pedacinhos em que ele se estica para o observar rapidamente e ir desenhando a cabeça aos poucos com paciência e, quando esta falha, com imaginação!


terça-feira, 9 de junho de 2009

ainda o jardim botânico da ajuda - da fauna


A pedido da Rosa, aqui vão os patinhos. Quando cheguei ao jardim sentei-me junto a um lago onde um pato se entretinha nos seus afazeres de pato. Nadou um pouco, depois saíu e passou algum tempo a limpar as penas. Tentei apanhá-lo em várias posições, enquanto me lembrava de João Gilberto:

O pato
vinha cantando alegremente
quén quén
quando o marreco sorridente
pediu
p'ra entrar também
no samba, no samba, no samba...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

que faço eu aqui?

E agora? A Rosa convidou-me para participar neste blogue à conversa lá no feissebuque mais ou menos assim:

eu - Ficou tão giro o teu desenho!
Rosa - Obrigada! Queres publicar também no nosso blogue?
eu - Ah, não tenho qualidade...
Rosa - Não sejas parva!

Confesso que quando me dizem: "não sejas parva" é quando o sou mais, de modo que disse "ok".

A Rosa é uma mulher que às vezes se atrasa um bocadinho, mas aqui foi muito eficiente e pouco depois caía o convite do Mário Linhares na minha caixa de correio.

E agora? Olho aqui para baixo e ai meu Deus, tirem-me daqui...

Bom, tem de ser, não tem? Pois tem. Então aqui vão dois desenhos que fiz no mesmo Jardim Botânico da Ajuda, num sábado de torrar pardais que as sombras do arvoredo disfarçavam. A mesma vista que a Rosa publicou ali em baixo, quando me sentei ao lado dela e íamos conversando as duas enquanto desenhávamos, mais dois colegas que apanhei de costas sentadinhos na borda do lago.



Obrigada Mário e Rosa, fiquei muito orgulhosa com o convite mas estejam à vontade para correr comigo, vale? :-)