Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta perspectiva. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta perspectiva. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Fomos desenhar com ...

No sábado passado tive o prazer de orientar o "Vamos desenhar com..." no museu Bordalo Pinheiro (que, já agora, é um espaço magnífico que merece ser visitado e que nos recebeu muitíssimo bem).

A coisa acabou por "degenerar" num workshop de desenho esférico. :) Deixo-vos com dois desenhos (e peço aos participantes que enviem mais para o meu email ou facebook por favor! :)):

O primeiro da Isa Silva, numa perspectiva solta algures entre a olho-de-peixe e a equirectangular:


O segundo desenho é da Sara Simões. A Sara fez o sketch inicial no local bem como uma vista de topo, e terminou-o posteriormente com uma grelha equirectangular feita à mão


Sendo uma perspectiva equirectangular, pode depois ser vista de forma imersiva, como abaixo (movimentem o mouse em cima do desenho para o ver "por dentro"):

Equirectangular view by Sara Simões

Só tive pena que a explicação destes métodos levou algum tempo e não desenhámos tanto quanto eu gostaria. A ver se combinamos em breve uma saída só para desenhar, enquanto a teoria ainda está fresca na vossa cabeça. Estou a pensar fazer um evento no facebook para nos sincronizarmos, por isso sigam-me por lá, ou enviem-me um mail, ou mantenham-se atentos porque também avisarei aqui quando tiver uma data.

Foi um prazer desenhar convosco! :)

domingo, 13 de janeiro de 2019

Perspectiva esférica em janeiro



Para quem estiver interessado em aprender perspectivas esféricas para urban sketching, vou dar três palestras sobre o assunto em janeiro, uma delas (a única com um workshop prático, e portanto a mais recomendada! :)) organizada pelos urban sketchers.

As datas são: 

- Esta terça feira, dia 15, às 16h30, uma palestra de uma hora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Entrada Livre. Detalhes aqui: http://matematicaastercas.campus.ciencias.ulisboa.pt/

- No habitual "Vamos desenhar com..." dos USk PT, um workshop prático a 26 de Janeiro, no Museu Bordalo Pinheiro. Detalhes aqui: https://urbansketchers-portugal.blogspot.com/2018/12/vamos-desenhar-com-2019.html

- Na Recreational Mathematics Conference, dia 29, uma palestra de título "spherical perspective for urban sketching". A conferência necessita de registo, mas penso que talvez seja possível entrar de graça para ver uma única palestra (not sure!). Detalhes aqui.

E já agora, se alguém estiver por Santo Tirso no dia 19, avise! Vou fazer um workshop para professores sobre anamorfoses, perspectivas, e realidade umentada. Já não há vagas, mas se houver urban sketchers por lá, podemos improvisar um pós-workshop ao ar livre e fazer uns desenhos. :)
Se quiserem digam algo nos comentários ou para o meu email.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Um belo corredor na FBAUL


Um belíssimo corredor da FBAUL, ao fundo do qual tenho andado a estudar Anatomia. Enquanto esperava pela aula fui rabiscando este desenho, em bocadinhos dispersos por vários dias. No final passei-o a esferográfica. Guardei uma cópia para colorir, numa próxima sessão. :)

É essencialmente mais um "fisheye" solto, excepto por aquelas escadas ao fundo e à direita, que estendi mais do que me seria permitido a partir do meu ponto de observação original. Chamo a isso um "Wanderama", um desenho em que o ponto de observação vagueia sem pedir licença à perspectiva. :) Essa parte não tem regras, encaixa-se a coisa onde ficar bem. :)

(Digo que não tem regras, mas como não resisto, até estou a tentar escrevê-las. Não tem regras, mas terá um dia - e quando tiver, serão mais umas para quebrar. :))

domingo, 6 de janeiro de 2019

sábado, 5 de janeiro de 2019

Perspectiva esférica - FBAUL

Não escorreguem! :) Perspectiva esférica de uma escada na FBAUL. Um desenho solto ao estilo (mas sem exactidão) do método do meu artigo no JMA (https://doi.org/10.1080/17513472.2018.1469378).
Know the rules, break the rules.

sábado, 1 de dezembro de 2018

Escadas ad-hoc


Perspectiva ad-hoc das minhas escadas; não realmente uma perspectiva esférica já que há partes que não seriam visíveis de nenhum ponto fixo (ou seja, não é uma perspectiva central); no entanto é qualitativamente semelhante a uma perspectiva esférica "olho-de-peixe", como a que tinha feito anteriormente aqui.

Claro que a correcta demorou horas penosas e esta demorou uns minutos divertidos. A correcta foi difícil de fazer num A4 (muito apertado!) e esta foi fácil de rabiscar num canto de uma folha (12 por 12 cm). As ad-hocs são fáceis e deliciosas de fazer, basta deformar o espaço como nos apetece, o que é fácil se soubermos as regras: know the rules, break the rules. :). Mas cada uma serve o seu propósito. As correctas servem para aprendermos coisas; e é sempre penoso enfiar coisas novas na cabeça dura! :) ... mas depois compensa com a paz que sentimos quando sabemos porque fazemos o que fazemos.

Mas diabos, sabem bem quando nos soltamos. :)

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Perspectiva Curvilínea Babilónica :)

Mais uma para o Bestiário das Perspectivas Esquisitas. :)

Ando a brincar com a ideia de uma Perspectiva Curvilínea Babilónica, para quando queremos mostrar mais lados de uma caixa do que os permitidos pela clássica ou mesmo pelas perspectivas *centrais* curvilíneas.


Uma perspectiva central assume sempre que o observador está fixo no espaço, podendo rodar o olhar mas não mexer os pés; ora por vezes queremos registar o que vemos à medida que nos passeamos em torno do objecto. Aqui está uma de entre várias ideias acerca de como fazê-lo. Não é muito difícil tornar isto numa perspectiva formal (e estou a tratar disso :)), mas por agora é só uma brincadeira à mão livre.




sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Ensaio...


Há tempos que consegui comprar umas esferas espelhadas. Andava com esta ideia fisgada... a pensar em perspetiva esférica e em anamorfoses... entretanto tenho brincado com as distorções.
 (Aguarela, marcador, grafite e lápis de cor)                                                                   «in situ»

domingo, 26 de agosto de 2018

af Chapman


Em Julho tive o prazer de leccionar um workshop de perspectiva esférica na conferência Bridges, que é não só o encontro mas verdadeiramente a festa anual da Arte e Matemática. Desta vez foi em Estocolmo, na Suécia. Procurando um hostel barato, acabei por encontrar em vez disso um hostel...peculiar. Fiquei numa camarata de um veleiro, o af Chapman, atracado em Skeppsholmen, uma das ilhas de Estocolmo. Claro que aproveitei para dar uso à perspectiva esférica em olho-de-peixe (ou azimuthal equidistante).

Embora aprecie e muito o jogo de fazer perspectivas a 360 graus, achei que neste caso o que se aplicava melhor era um pequeno corte de uma olho-de-peixe (feita a olho-de-mamífero, sem medidas exactas) cuja amplitude fosse suficiente apenas para mostrar o topo daquele belo mastro e da miríade de cabos e cordas que dele emanavam. Claro que como não percebo nada de barcos, a maioria destes cabos e cordas deve estar mal repressentada, mas foi o que se conseguiu - uma falha que demonstra os limites da máxima "desenha o que vês" - em circunstâncias realmente complexas nós só "vemos" o que "sabemos".

sábado, 4 de agosto de 2018

Perspectiva Esférica

Caros Sketchers,

para quem quiser aprender a desenhar perspectivas esféricas tipo "olho-de-peixe" (ou melhor "azimutal equidistante"), como esta que já publiquei aqui,



até ao fim de Agosto o Journal of Mathematics and the Arts disponibiliza gratuitamente o seu número especial de Junho, onde se inclui este meu artigo:

António Bandeira Araújo (2018) Ruler, compass, and nail: constructing a total spherical perspective, Journal of Mathematics and the Arts, 12:2-3, 144-169, DOI:10.1080/17513472.2018.1469378


Basta carregar no link e seleccionar o download  do pdf. Abraço. :)

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Workshop breve de desenhos panorâmicos - amanhã, dia 21

Caros sketchers,

para quem, como eu, não tem o privilégio de estar no simpósio neste momento, aqui vai uma sugestão:

Amanhã vou dar um pequeno seminário/workshop (gratuito) sobre desenhos panorâmicos e perspectivas esféricas. Está inserido no programa do retiro do doutoramento em média arte digital da universidade aberta, e vai ter lugar em Alfama, no Centro Cultural Magalhães Lima, Rua do Salvador, 2A, 1100-117 Lisboa (google maps: https://goo.gl/maps/DWjXxxLoiu42). Começa no interior do centro às 14h30 e termina cá fora, a desenhar. Dura aproximadamente uma hora, formalmente, mas se houver sketchers podemos continuar informalmente por mais algum tempo. :)

Vou falar de como fazer desenhos como o que está abaixo, bem como as suas visualizações em VR.

(este desenho é do pátio interior do ISEL - fui lá dar um outro seminário sobre o assunto e acabei por fazer o primeiro esboço enquanto esperava pela hora; precisou de mais umas sessões cuidadas para chegar ao final - o desenho é lápis e esferográfica sobre uma folha A4 de papel vegetal)


Em baixo, a visualização em panorama VR:

panoramic drawing of ISEL engineering school

segunda-feira, 19 de março de 2018

Desenhos de Realidade Virtual - seminário no ISEL

Caros Sketchers,

fui convidado a falar no ISEL sobre como desenhar perspectivas esféricas e panoramas de Realidade Virtual (como o que está abaixo, que é um desenho da minha sala :)). A entrada é livre. Se puderem aparecer, são muito bem vindos. É nesta quinta-feira às 14h.

Aqui está o resumo:

Seminário: “Perspectiva Esférica e Realidade Virtual, desenhadas à mão quase livre”
António Araújo (Universidade Aberta)

5ª feira, 22 de Março de 2018, 14h, Auditório A, ISEL

RESUMO: Vamos discutir a geometria das perspectivas esféricas do ponto de vista do desenhador. Veremos como representar, usando régua e compasso (ou mesmo "à mão") a totalidade de uma cena que nos rodeia, por exemplo uma paisagem urbana. De seguida veremos como transformar esse desenho num panorama de realidade virtual, visualizável de forma interactiva numa plataforma online (facebook, flickr, etc). De caminho discutiremos a natureza da perspectiva enquanto objecto matemático. Aconselha-se que tragam lápis, papel, e borracha. É provável que desenhemos alguma coisa.



Para ver o desenho em Realidade Virtual, carregar abaixo:

Equirectangular tiled floor