Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta pacomaro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta pacomaro. Mostrar todas as mensagens

domingo, 4 de setembro de 2016

Sonecas de aeroporto

Em directo do Aeroporto de Faro.

Apanhar o voo das 6:30 tem as suas vantagens. Há muito tempo para desenhar e os modelos estão particularmente quietos.
É engraçado reparar no lento iniciar de atividade do aeroporto. Quando cheguei estavam talvez umas 50 pessoas espalhadas por aqui a dormir. Com o início dos embarques já está tudo num rebuliço com centenas para trás e para a frente.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

A passear por S. Pedro de Moel

Foram uns dias de calor anormal e anormalmente constante em S. Pedro.
Deu para ir à praia.


Testemunhar as senhoras bizneiras que vendem colares e fios às amigas.



 E ainda para passear pela mata de manhã e ao anoitecer.







segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Igreja da Lapa - Porto

Com o meu novo trabalho ando ter de ir a muitos sítios para ter material e agradar a clientela.
Desta vez foi a Igreja da Lapa.


quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Bracara Augusta

Há uns dias fui a Braga. Um calor tórrido que não ajudou muito às aguarelas.

A igreja da Misericórida vista da Rua Nossa Senhora do Leite

A praça José Pereira Salgado, ao almoço.


quarta-feira, 27 de julho de 2016

Ao pé do Maria Lamas

O passeio de hoje ficou mais curto porque acabei por tentar apanhar este enquadramento várias vezes.
Não fiquei satisfeito mas tinha de ir trabalhar.



terça-feira, 26 de julho de 2016

Rua Monte dos Burgos

Já há muito que não publicava.

Feito hoje no passeio matinal antes de começar a trabalhar. Que torra! O muro não é amarelo mas parecia o forno com a porta aberta.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

terça-feira, 22 de abril de 2014

Sucata na Casa do Gaiato


Sábado os gaiatos de Benguela faltaram à aula de desenho...por isso, fui desenhar sozinho.

terça-feira, 25 de março de 2014

Ventoinhas Queimadas



As variações de tensão na corrente eléctrica são tão fortes que já queimámos 3 preciosas ventoinhas.
Já só nos resta uma para fazer circular ar cá em casa...manifestamente insuficiente para quatro pessoas neste calor!

sexta-feira, 21 de março de 2014

A cozinha da Casa da Esperança



A nossa cozinha em Benguela. Recentemente livre de uma terrível infestação de baratas. Depois de arrancadas as portas dos armários e de se passar um pó assassino ficámos livres!

quarta-feira, 19 de março de 2014

o gerador degenerado


A vida em Angola sem um gerador não é fácil...em Benguela a luz falha com alguma regularidade nosso bairro, apesar de já mais que altura para a situação estar resolvida.

O nosso gerador está avariado há quase 3 meses e hoje, quando faltou a luz...lembrei-me de o desenhar porque o trabalho em casa teve de parar...depois fui para a Graça.

Agora que voltou a luz, pude pinta-lo no Krita com o rato.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Dias de descanso


Porque todos temos direito e o nosso é à 6ª-feira.
As aguarelas e eu não nos damos...claramente!

sábado, 8 de março de 2014

Lanchonete na Restinga

A Madalena, a Laura e eu fomos aproveitar a tarde de descanso junto à praia na Restinga.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Benguela

E eis que volto dos mortos depois de um grande tempo de silêncio...
2 páginas do diário gráfico que me tem acompanhado neste ano e meio de missão em Benguela!
Mais virão, espero!

sábado, 10 de dezembro de 2011

a voltar à vida...

Bolas...já lá vai algum tempo que faço um post. Devia parar de deixar passar 6 meses entre posts. Entretanto casei-me (yay!) e com isso mudanças de ritmo que me deram cabo do juízo para desenhar...
Como de habitual: pessoas e a bela da bic ou grafite.