Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta XVII Encontro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta XVII Encontro. Mostrar todas as mensagens

domingo, 25 de março de 2012

Terreiro do Paço

Em Julho tive oportunidade de estar em Lisboa e de me juntar aos UrbanSketchers a desenhar o Terreiro do Paço.
No entanto, quando voltei para os USA deixei o caderno muito tempo no carro, ao sol (que aqui é muito forte!) e o calor foi comendo os desenhos... a tinta desvaneceu, e quando dei por isso só me restava parte dos desenhos... aqui está o que sobrou!




segunda-feira, 1 de agosto de 2011

XVII Encontro de Diários Gráficos - Terreiro do Paço

Symposium

Foi o primeiro sketchcrawl em que participei e estreei-me muito bem acompanhada. Ter como companhia 299 pessoas a desenhar é algo que não se descreve facilmente.

XVII Encontro


A participação no Simpósio até me fez melhorar o joelho! Muito obrigada a todos e em particular ao Mário.
Respondendo ao XVII Encontro, aqui vai o que via ,sentada numa cadeira da esplanada.
Em cima do arco, a «Glória» coroava ,calmamente, o «Génio» e o «Valor».
Cá em baixo, convivia-se e desenhava-se. Que bom!
Um sketcher da Maria Celeste

encontro 23rd Sketchcrawl


Dois desenhos que realizei no encontro do Terreiro do Paço.
Foi uma tarde bem passada, onde houve a oportunidade, de quem não teve presente no simpósio, observar técnicas e sketcbooks de pessoas mais treinadas neste hobby de desenhar.

No Terreiro do Paço...

É verdade que o Terreiro do Paço estava ali para ser desenhado. E foi! Pela grande maioria das pessoas, mas para mim, ele está ali o ano todo. O mesmo não se passava com as pessoas do Simpósio. Por isso fui desenhando-as o mais que pude. Interrompido aqui e ali por várias pessoas, mesmo assim consegui fazer alguns retratos. Foi pena não ter ficado para a fotografia de grupo lá em baixo, mas na Fbaul chamaram-me para tratar de uns detalhes para o beberete de despedida do Simpósio.

Começo assim a minha contribuição com os desenhos desses 3 dias mágicos, do final para o início...
Jason Das e Linda Engstrom, ambos dos Estados Unidos.

LinkMarina Grechanik, de Israel.


Amber Sausen, dos Estados Unidos.

Genine Carvalheira, dos Estados Unidos, mas com um avô português.

João Pinheiro, do Brasil.

Javier de Blas, nuestro hermano.

domingo, 31 de julho de 2011

32º World Wide Sketchcrawl / XVII Encontro

No final do Simpósio, o 32º World Wide Sketchcrawl / XVII Encontro na Praça do Comércio, Lisboa.

sketch crawl

e por fim, os desenhos do sketch crawl. as mãos já estavam soltas depois de tanta bonecada. e é giro ver como alguns dos workshops anteriores influenciaram estes registos. de barriga cheia com estes 3 dias, fico à espera de outro encontro.







sábado, 30 de julho de 2011

Sketchcrawl - 23 Julho Terreiro do Paço - Lisboa

Depois de assistir às apresentações dos dois últimos
oradores, no último dia de Simpósio, eu e a multidão de participantes
juntamo-nos aos muitos desenhadores anónimos que quiseram dizer pre-
sente no Sketchcrawl convocado para a sala de visitas da cidade, o grandioso
Terreiro do Paço, segunda maior praça pública !?!de Portugal ,depois da
praça do Império.
Dia inesquecível ,ainda mais lindo com a paisagem humana dos desenhadores urba-
nos de tantos pontos do globo,que ao Sol ou à sombra, na maioria ficaram
o resto da tarde a fazer registos, muitos aplicando os ensinamentos adquiridos
durante o Simpósio, como que querendo eternizar estes momentos mágicos.
Eu estive no interior e no exterior arco do Pátio da Galé. Jamais esquecerei este dia.


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sketchcrawl


Dia 23 de Julho - ainda em estado de sonho, em pleno Simpósio.Reencontro na Praça, sob um céu azul, maravilhoso.Muitos, mas muitos mesmo, a desenhar! Aplicando conhecimentos e experiências dos workshops "Lining over colours" e "Stories of the square", foi assim que vi o Terreiro do Paço.

Sketchcrawl - Terreiro do Paço

Para além do maravilhoso local onde foi realizado o sketchcrawl 11 em Lisboa, adorei a presença de tanta gente de várias regiões do país e mundo, reunidas para realizar algo que todos nós temos em comum.O amor ao desenho.Bem, ainda estou a tentar a absorver e reflectir toda informação que obtive.





Simpósio e Sketchcrawl


A minha participação no simpósio ficou infelizmente limitada às conferências e ao sketchcrawl, mas ainda assim deu para aprender muito e conhecer gente muito interessante. Aqui fica uma amostra do que fui rabiscando por esses dias.





scketchcrawl.

Quero dar os parabéns a todos os USK, os desenhos estão magnifícos!

Com muita pena minha, não consegui participar no simpósio. Mas não faltei ao sketchcrawl.

E aqui ficam alguns desenhos dessa tarde.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

SKETCHCRAWL



Ainda de ressaca do Symposium, começo pelo fim. A informação foi tanta que ele ( o meu cérebro ) vai levar pelo menos um ano a processar todas as conversas, todas as pessoas que conheci, todos os cadernos e desenhos que tive o previlégio de ver, comentar,cheirar. O Symposium foi tudo o que eu esperava e, de presente, tudo o que eu não esperava. Este ano o Natal foi em Julho.

Obrigado.

XVII Encontro_Terreiro do Paço

de repente os pombos voaram....

terça-feira, 26 de julho de 2011

O grupo do Seixal no Terreiro do Paço

"Grupo do Seixal" (Alice, Ana, Adriana,Cláudia, Emília e Manuela)  é a forma como já somos - carinhosamente - tratadas! Uma tarde bem passada com alguns desenhos e muita companhia!

XVII Encontro Diários Gráficos


Excelente! Adorei o encontro no Terreiro do Paço. Belíssimos desenhos, diferentes visões de Lisboa, troca de impressões. E a curiosidade dos turistas e dos lisboetas que passavam, fotografavam e perguntavam "o que é isso dos Urban Sketchers?"
Estou-me a lembrar de um senhor que fez muitas perguntas e contou sobre desenhos que havia feito uns anos antes. Avancei com um "Já lhe está a apetecer desenhar também?"
Teremos mais sketchers em próximos encontros. Parabéns a toda organização deste Simpósio em Lisboa.