Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta X Encontro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta X Encontro. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

sábado, 23 de outubro de 2010

Rua do Comércio.


Tive o prazer de passar uma tarde a desenhar pela nossa Lisboa e por aqui deixo os meus registos.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ainda a Rua Augusta

Antes demais quero dar-vos os parabéns pela organização e dizer -vos o quanto gostei do nosso encontro da Rua Augusta, o meu 2º encontro USKP. O 1º foi no Porto- Edifício Transparente (cidade onde vivo apesar de ser lisboeta) e apesar de termos estado poucos, com muito vento e o frio, também foi óptimo!

De novo a rua Augusta

O Tiago já me tinha enviado as imagens no dia 18. Eu é que não coloquei logo e foi passando. Hoje encontrei-o no largo das Belas-Artes e falámos sobre o assunto. Aqui estão os desenhos e o texto dele.





Aqui vão finalmente os meus desenhos da Rua da Assunção. São três e eu explico porquê.
Comecei e recomecei muitas vezes e a coisa não corria bem. Entretanto começou a chover e vim abrigar-me.
Quando regressei "ao posto" já estava centrado com o eixo da rua. A partir daí tudo correu melhor.
Às vezes basta um pequeno desequilíbrio ou um outro ponto de vista...

Foi muito boa aquela tarde. Espero ir aos próximos encontros!

Ainda a Rua Augusta



quarta-feira, 20 de outubro de 2010

X Encontro - rua Augusta

X Encontro - rua Augusta

É a 4ªvez que participo e a 1ªque envio o meu desenho...

X Encontro - rua Augusta






Não pude estar às horas do sábado, estive de manhã e depois no domingo, por ter compromissos inadiáveis. Fico contente pelos resultados do encontro, espero num próximo poder conhecer outros colegas de ofício. Aqui vão as digitalizações dos desenhos. A minha vista de rua é a da Vitória. Caso me seja possível poderei fazer mais que quando se começa o difícil é parar, quando se tem tempo claro.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

X Encontro. Rua Augusta.






Finalmente já tive tempo para "postar" alguns dos desenhos do meu primeiro encontro... foi um espectaculo valeu muito apena e foi uma grande experiencia...gostei muito e mal espero pelo proximo...enfim... saudaçoes a todos e bons desenhos!!!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Com atraso mas cá está!



Aí está a minha modesta contribuição para a rua Augusta.

Aquilo é bem mais monótono do que imaginava. Mas também tem a sua beleza, como o Nuno Matos Silva já disse no post dele.

Acho que, na exposição, os nossos desenhos vão dar à rua Augusta características mais surpreendentes!

sábado, 16 de outubro de 2010

X Encontro - rua Augusta







X Encontro - rua Augusta



Envio mais dois desenhos de duas colegas que se sentaram junto à porta da fachada (uma delas é a Joana Fialho) que desenhei e um pormenor de uma janela, desenhos rápidos...A legenda "duas gofres de chocolate!" corresponde ao pedido do empregado de mesa da esplanada próxima gritado para os colegas do café quando desenhava.

X Encontro - rua Augusta

Fotografei o trabalho antes de iniciar o rendering (de resto inacabado). Curiosamente gosto mais dele nessa fase inicial. Se calhar porque traduz melhor a história que quis contar no desenho, a geometria do desenho arquitectónico iluminista, a continuidade formal que se adivinha até ao fim do quarteirão, este sim a célula base do desenho urbano pombalino, a resposta à crise (do terramoto) com radicalismo e elegância racionalista, os acrescentos de outras famílias estilísticas e urbanísticas...

X Encontro - rua Augusta



Uma vez que nao me tinha sido atribuida nenhuma fachada especifica, desenhei a rua dos correeiros assim como a rua do comércio.

Foi uma excelente iniciativa este encontro! Parabéns pela organização e motivação!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Rua Augusta

No dia do Encontro não tive tempo de terminar o meu Desenho, pois com Crianças a Concentração torna-se difícil! Ontem voltei ao meu "Local do Crime"! Qual o meu espanto, tinha o edifício todo tapado para obras!


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

X Encontro

Cruzamento da Rua Augusta com a Rua de S. Julião. Muitos turistas, muitos sketchers, muito movimento. Nem a chuva demoveu estes "viciados" do desenho. Tarde muito bem passada.