Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Vitor Cardoso. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Vitor Cardoso. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

novosdias


Pessoas e objectos rotineiros de Sally Mann a grafite.
Não é um dom ou talento, é paciência e dedicação. Num País que não se identifica com arte e praticamente não investe na cultura, interrogo-me se este é o meu caminho, ou simplesmente um passatempo. É muito agradável mas não corresponde ao mercado de trabalho, apenas cultura visual.
Vitor Cardoso

domingo, 29 de julho de 2012

hiper-realismo

Pessoalmente, acho o hiper-realismo uma categoria do desenho muito interessante, pela dimensão de cada obra, o impacto, a personalidade, o carácter pálpável, cuidadoso, único e tridimensional (aparentemente). Porque não? Estas são as minhas tentativas por ordem cronológica até à mais recente:


A5 a partir de Marcel Van Eeden


Ray Charles em A3


A5 a partir de Robert Longo, Outubro 2011 (*)

A5 a partir de Robert Longo


A5 a partir de Robert Longo

A5 a partir de Robert Longo

Alan Ford em A5

A3 a partir de Paulo Nozolino

A5 a partir de Charles Ebbets



(*) o desenho é como viver: é difícil mas aprende-se com o tempo.
aqui está o desenho acima representado, um ano antes, em Novembro de 2010.


domingo, 20 de maio de 2012

selecção gráfica

O estritamente necessário! Há algum artista que não tenha um desenho num avião? Decerto são muito poucos e eu não tinha nenhum até ao dia 24.

Outro artista a tocar uma guitarra com 24 cordas!

Registo de uma praça em Barcelona.


Referências cubistas dentro da convenção da perspectiva e a fúria revolucionária do cubismo a caneta de feltro e pastel de óleo.


Uma grande confusão! Foi toda esta pontual desarrumação e a mistura e sobreposição de vários objectos que suscitou interesse e captou a minha atenção, resultando num exercício e desafio ao mesmo tempo. Como conclusão o desenho foi trabalhoso, mas não difícil porque, devido à elevada quantidade de elementos, pude utilizar várias linhas de referência.


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Porto, circuito cultural

Aqui, seguida pela imagem abaixo, encontra-se a descrição do espaço envolvente onde me encontrava, à hora referida, baralhado no tempo e concentrado no meu mundo. Este foi o primeiro registo...
...e este foi o primeiro contacto, quando já se aproximava Campanhã, a penúltima fase do nosso destino. A página esquerda foi deixada em branco, prepositadamente, para proceder a uma recolha de imagens que pudesse melhor descrever a visita, para além da perspectiva de 0.3 milímetros.
No geral a sucessão de páginas permite recordar os locais visitados, acompanhados por memórias pessoais fotográfias.
O programa de viagem.
E o jantar - o óbvio.

A obra do arquitecto Rem Khoolhaas.
A vista do Douro nublado e esporádicos raios de sol na manhã de sábado, o dia final da visita.
O último registo da visita com o cartão de um maravilhoso restaurante tradicional, que recomendo pela relação qualidade - preço.

sexta-feira, 9 de março de 2012

seleção do mês passado.

A minha mãezinha entretida com as palavras cruzadas e eu lá vou desenhando, a ver se o tempo passa - e eu não dou conta.

12 minutos para o próximo autocarro? por mim tudo bem...

Este dia dia ficou mercado pela minha primeira aula de condução não-oficial. Aqui aguardávamos a nossa vez para por a gasolina.

Robert Capa, um fotógrafo de combate e fotojornalista que acompanhou cinco guerras diferentes.

Muybridge. Também fotógrafo, ficou conhecido pelas suas experimentações com o uso de várias câmaras, de forma a criar movimento.

Bebe-se umas imperiais, diz-se umas baboseiras e todos ficam contentes.







segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

já esteve mais longe...








Já esteve mais longe e é impossivel não ter saudades, é um optimo e agradável refúgio.

Aqui não há horários nem rotinas - Algarve, Tavira.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

seleção do mês passado.



Logo no início do mês, quando visitei a exposição "TINTA-DA-CHINA: UMA EXPOSIÇÃO DE PINTURA CHINESA CONTEMPORÂNEA", no museu do oriente, fiquei particularmente fascinado com a composição de duas das obras sobre as folhas de arroz. Agora não sei se é por não ter olhos em bico, ou por não falar mandarim, mas esta foi a minha tentativa de recriar as tendências estéticas e expressões exclusivas da nação chinesa.


O meu colega ju depois das 13:30 a pensar num hamburguer.


Pensava que estava a vinte minutos de comprar o passe, quando comprei o passe depois de desenhar apenas três sujeitos. "Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar." - Assim o meu tempo passa a voar, mas eu voo com ele.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

desenhos anatómicos








Um pequeno estudo anatómico no ambito da condição humana para futuras realizações gráficas, que requerem muito estudo e trabalho pela sua complexidade; inauguração do meu diário gráfico novo!