Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blog só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Vanda Dias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Vanda Dias. Mostrar todas as mensagens

sábado, 29 de setembro de 2018

desenhos que nos fazem felizes


     Há dias assim, cheios de cor, de risos, que iluminam os nossos cadernos! Viva a luz! 
Vivam os  #desenhosnoscadernos!

domingo, 16 de setembro de 2018

azul arc en ciel

 Quando o azul do céu se confunde com o mar e tudo vira  arco-íris ;-) ali na praia do Abano, lá para as bandas do Guincho.

#greenmode no Jardim Botânico



    Foi uma rentrée muito verdinha e fresquinha ... 
sabe tão bem desenhar por desenhar ... sem medos de partilhar

terça-feira, 17 de julho de 2018

Parabéns à beira mar

 A amiga fez anos e o almocinho foi à beira mar ... que bem se está à beira mar com amigos ;-) 
Com hífen ou sem hífen ... tchau acordo, olá Verão ... que, na volta, é com minúscula eheheheh



domingo, 8 de julho de 2018

à espera da maré de desenhos

Enquanto esperava, houve tempo para olhar, olhar, olhar ... na companhia das gaivotas!

desenhos, vinho, areias e camomilles @Casa Santa Maria

Que belo fim de tarde em Cascais! Mestre Catarino chamou e pediu caderninho aos alunos ;-) Sou bem mandada! Quem resistia a uma jarra de camomilas amarelo gritante ? Pois ... Para mais tarde recordar.
Mais uma vez a linguagem universal do desenho me aproximou de um casal de turistas. Médicos suissos que adoraram a casa do Raúl Lino, a exposição e o rabisco desta humilde USK, que deixou que a vontade de rabiscar vencesse a vergonha de desenhar em público, entre estranhos. E até tiraram foto com a "artista" eheheheh  Desenhar faz bem! E até ganhamos postais ;-) A Organização está de Parabéns! E os USKP também !

Quinta da Graça @Jamor

   Andava a namorar estas ruínas há tanto tempo ... hoje foi o dia de as trazer no caderno ... ainda às apalpadelas no mundo da aguarela , mas muito feliz com a calma do processo;-)
Viva as aguarelas ! Urra!!

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Uma aventura no Barreiro! parte 2

 À tarde, mais gente giraaaaa e mais um moinho e mais uma árvore centenária e o mausoléu do sr. Alfredo Silva  e um mergulho nas águas do Barreiro. BTW, de que cor é a água? 
Votos de desenhos tantos, caros sketcheiros!

Coches com amor e com humor

O filhote, em casa, perguntou : "Sabes desenhar coches, mãe?" A manhã correra menos bem, e a conversa com a Rita Catita, sobre o desenho com mancha, trouxe a vontade de mergulhar no amarelinho e fazer um desenho a pensar no filhote. Foi com amor que o trouxe no caderno!
Depois veio a parte divertida do encontro. Ombreando com mestres, perdi o medo e mergulhei nos OOceanos ... leia-se "Coche dos Oceanos" ... e que aventura ... fica o apontamento doirado e o amadeirado da coroação. Que aventura! 
 Exemplo de como um braço nos deixa ficar mal ... mas o resto agrada-me.
 E eis que a tinta a acabou ... mas até gosto do efeito inacabado. 
Belo encontro. parabéns António procópio. 
Parabéns USKP!

domingo, 3 de junho de 2018

Dia dos moinhos é quando um USK quiser!


 Querer é poder! Grupinho bom foi hoje à praia desenhar moinhos. Mais vale tarde que nunca!
O almocinho estava de comer e chorar por mais. Com direito a mimo da Ema e tudo!
Polvus premiadus para usk aplicadus !

Fomos desenhar coches

De manhã cedinho, lá estávamos à porta da Museu dos Coches e cheios de vontade de desenhos lá fomos desenhar a parte antiga. O olhar ficou preso a um pormenor deste coche. <3 o ângulo não era o melhor ... mas arrisquei o pormenor. Que aventura! Pelo caminho, apareceu uma turista que nos ofereceu um "kindness button" (um pin com um <3). Ele há coisas ... contou-nos de como anda a espalhar gentileza pelo mundo :-)
Ainda antes de almoço e já no espaço novo, só houve tempo para um rapidinho ... pois a vontade de trocar dois dedos de conversa com os desenhadores foi maior.

domingo, 13 de maio de 2018

Cucos à chuva




  Não consegui ir desta feita, mas,  em nome dos 125 anos, partilho os rabiscos rápidos que fiz num dia de chuva, em 2016, quando descobri este cantinho paradisíaco e tropicalíssimo ... de sol a chuva e frio, em três horas, houve de tudo. 
Ficou a vontade de voltar com cor e com tempo !

#desenhos com CORação

Foi ali para os lados do Seixal que nos perdemos na cor ... 


#desenhos com amor

Foi num dia cheio de luz e calor dentro e fora do coração...
E uma aventura no mundo do sushi ... o que as mães fazem pelos filhotes :-D

sábado, 5 de maio de 2018

Micro pontos @Gulbenkian

    Ponto a ponto, queremos aprender a desenhar ...
Ponto a ponto, fitamos pedras...
Ponto a ponto, enche a caneta a folha ... 
Ponto a ponto, brincamos com páginas esburacadas ...
Ponto a ponto, queremos aprender a desenhar ...
Ponto a ponto, passeamos pelo jardim ... 
Ponto a ponto, namoramos folhas ...
Ponto a ponto, fica o caderno assim ... 
@ Curso de desenho com Mário Linhares

Palácio Foz


Dia da Terra

Dia da Terra na Gulbenkian...
 de manhã, abracei " O sal da terra". Soco no estômago, àquela hora da manhã, mas grande, enormeeeee bebedeira visual. Que feio que é o ser humano, shame on us :-(
Depois houve tempo para o Puzzle Gigante e, à tarde, encontro dos USK com Mário Linhares. 
Foi tímido, este encontro ... poucos desenhadores, mas empenhados e sorridentes. 
O mestre deu o mote ... olhem para a terra. Nós olhámos para a terra e para as tartarugas também ;-)
E assim foi! Tão lindo, o nosso planeta. Amo-te, Terra! 

Encontros imediatos @ MAC

     Mais um encontro imediato no Carmo, desta feita com uma mocita de Marte que muito admiro: Isa Silva. 
Faltou o sorteio do caderninho ?? Mas valeu a pena, pois claro!
     Ei-la, em plena ação, de pernas para o ar, entre galhofa da boa, dores nas cruzes, um banquinho é que era ... a malta já não vai para jóveee, canetas de água  do chinês ? Querias ? Toma lá uma folha cheia de pingas de água e não digas que vais daqui (ehehehe). Mais uma tarde bem passada, mais conhecimentos na bagagem, que pincel tão giro, ó Filipe ;-)  mais partilha de experiências. O que eu gosto de aprender com os USkP!